Ônibus elétrico da Volkswagen já tem data para entrar em produção

Conheça aqui mais sobre o e-Volksbus, ônibus elétrico da Volkswagen totalmente brasileiro e que deve chegar às ruas ainda em 2024!

Nesta terça-feira (12) a VWCO anunciou oficialmente o e-Volksbus, o primeiro ônibus elétrico da Volkswagen. Repleto de tecnologia, e expertise conquistada em projetos anteriores, o veículo vem como mais uma etapa na nova era da mobilidade nas nossas cidades.

VWCO e-Volksbus
O e-Volksbus ganhou mais cor e personalidade para a apresentação oficial (Imagem: Divulgação/VWCO)

Ônibus elétrico da Volkswagen é anunciado

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu mais um passo na eletrificação da mobilidade urbana com o anúncio oficial do e-Volksbus, seu ônibus elétrico.

Programado para entrar em produção ainda neste ano, este veículo é desenvolvido no centro mundial de engenharia da VWCO, localizado em Resende – RJ. Ou seja, assim como o caminhão e-Delivery, é tecnologia nacional!

Falando nele, o e-Volksbus herda muitas das tecnologias e componentes utilizados no e-Delivery. Essa integração entre projetos e suas tecnologias é uma parte crucial dos processos da empresa, que tem como objetivo garantir ciclos de produção rápidos e produtos de alta qualidade.

O anúncio oficial do e-Volksbus foi feito durante o fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transporte Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”.

Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, compartilhou entusiasmo com o projeto:

“Estamos dando mais um passo rumo à eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da VWCO, e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024.”

Veja também:Países que pode dirigir com CNH brasileira sem nenhuma restrição

Projetado para desempenho elétrico e versatilidade nas cidades

  • Os primeiros testes do e-Volksbus foram realizados em maio do ano passado. Os resultados foram promissores, demonstrando sua capacidade de atender as demandas do transporte público de grandes cidades.

  • A capacidade para 22 toneladas garante segurança no transporte dos passageiros. Já a autonomia de até 250 km, e o sistema de carregamento otimizado para o período noturno, visam maximizar a produtividade e eficiência energética.

  • Além disso, recursos como o sistema de frenagem regenerativa e o Eco-Drive Mode garantem otimização da energia e seu consumo durante as viagens.

e-Volksbus
A versão de testes do e-Volksbus era menos simpática, mas já circulava em testes nas ruas (Imagem: Divulgação/VWCO)
  • O e-Volksbus conta ainda com proteção contra inundação, sistema de ajoelhamento para acesso dos passageiros, e suspensão pneumática integral. Tudo isso garante mais segurança e tranquilidade nos trajetos.

  • Por fim, este projeto destaca a arquitetura modular exclusiva da VWCO. Muito versátil, ela permite a construção de veículos elétricos que variam desde micro-ônibus de nove metros até superarticulados de 23 metros.

Qual o preço de um ônibus elétrico?

  • Os ônibus elétricos ainda são novos, e, portanto, uma tecnologia cara ainda a ser barateada. Na média, eles tendem a custar até três vezes o preço de um à combustão, podendo chegar a 2 ou 3 milhões de reais.

Não deve demorar muito para vermos o e-Volksbus, ônibus elétrico da Volkswagen, nas ruas. Mesmo que em poucas unidades inicialmente, testar projetos do tipo nas ruas das cidades, e no caos do trânsito, é um passo para viabilizá-las e aperfeiçoar sistemas, tecnologias e aplicações.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

ASSISTA AGORA