Omoda 5 é o SUV híbrido que deve chegar ao Brasil em breve
Um novo SUV híbrido deve chegar ao mercado brasileiro em breve. Trata-se do Omoda 5, já presente na China, Rússia, África do Sul e Austrália.
A Caoa Chery deverá colocar mais um SUV no mercado brasileiro ainda em 2023. Trata-se do Omoda 5, que já é comercializado na China e em países como Rússia, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
Saiba mais sobre o novo SUV Chery Omoda 5
Nos últimos meses o carro tem sido visto rodando em testes em uma versão camuflada na região de Americana, cidade do interior paulista onde fica a fábrica nacional da montadora de origem chinesa.
Compondo o nome Omoda, a letra “O” refere-se a oxigênio, nova vida e vitalidade, enquanto o termo “Moda” remete às características modernas e de moda do carro.
Faz sentido. O modelo apresenta um visual agressivo e ousado, em linha com o que há de mais atual em termos de design automobilístico. Na frente, o Omoda 5 ostenta uma enorme grade dianteira e faróis de LED posicionados junto ao capô, enquanto as luzes principais ficam localizadas logo abaixo.
As laterais contam com uma cintura mais alta em relação ao usual e as rodas são de 18 polegadas. A traseira tem um caimento de teto que a deixa alta, com as lanternas interligadas, passando horizontalmente por toda a extensão, destacando a tampa do porta-malas.
Do lado de dentro, o painel de instrumentos tem 10,25 polegadas e é digital, integrado à central multimídia. O interior conta com acabamento em diversos materiais, além de ter bancos com apoios laterais grandes. Há iluminação ambiente, controle de velocidade adaptativo e frenagem automática.
O modelo é de grandes dimensões: 4,40 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,58 metro de altura. O entre-eixos é de 2,63 metros. O porta-malas comporta 378 litros. Dessa forma, a tendência é de que o Omoda 5 seja posicionado no portfólio da Caoa Chery entre o Tiggo 7 Pro e o Tiggo 8.
Com relação à motorização da versão que será vendida no Brasil, ainda pouco se sabe. A opção mais óbvia é um conjunto híbrido leve, a exemplo dos SUVs da linha Tiggo – com motor 1.5 turbo a gasolina e um propulsor elétricos de 48 volts, que geram 160 cv. Mas existe a alternativa do motor de 1.6 litro turbo TGDi a gasolina, que entrega 197 cv.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.