Óleo 100% sintético pode ser vantajoso para motor do carro

Uma das práticas mais comuns para a manutenção do veículo é a troca de óleo, geralmente, realizada a cada ano ou 10 mil quilômetros. É nessa hora que o motorista precisa se atentar entre os diferentes tipos de lubrificantes (mineral, semissintético ou 100% sintético) – cada um com a sua faixa de preço e respectivo desempenho do motor do carro.

Assim, para auxiliar o condutor nessa decisão, a Motul – multinacional francesa especializada em lubrificantes de alta tecnologia – elencou as cinco principais vantagens do óleo sintético, escolhido conforme as especificações indicadas no manual do veículo.

(Foto: Freepik)

Óleo sintético contribui com o bom desempenho do motor do carro; saiba por quê

1) É o padrão do mercado para carros modernos

De acordo com Rafael Recio, gerente Técnico da Motul Brasil, o óleo 100% sintético tem melhor desempenho, sendo reconhecido como o lubrificante mais nobre do mercado e a solução padrão para os carros modernos.

“Por seguir um processo de produção bastante diferenciado, o produto apresenta as propriedades químicas e físicas mais avançadas para cumprir todas as funções dos motores mais modernos, que possuem cada vez mais tecnologias embarcadas e exigem muito do óleo”, afirma.

O engenheiro aponta,  ainda, que a maioria dos carros novos já sai de fábrica com o óleo sintético porque as próprias normas demandam cada vez mais do lubrificante, que precisa ser sintético para cumprir todas as exigências.

Padrão do mercado para carros modernos (Ilustrativa / Foto: Divulgação Porsche)

2) Garante elevada proteção às peças do motor

Fundamental para o melhor funcionamento do motor, o lubrificante tem entre as suas funções reduzir o atrito entre as partes móveis para evitar seu desgaste prematuro e garantir a preservação do conjunto.

“Por apresentar características mais avançadas, de forma a suportar mais as temperaturas e evaporar menos, o óleo sintético consegue manter as suas funções por mais tempo na comparação com os lubrificantes mineral e semissintético. É o melhor aliado para a proteção de todo o conjunto”, explica Recio.

Foto: reprodução

3) Na troca, representa um upgrade de performance

O engenheiro também aponta que fazer a transição de um óleo mineral ou semissintético – cujo uso, na maioria das vezes, se dá por critério de custo – para um 100% sintético, dentro das especificações, representa um upgrade de performance.

“Na escolha do sintético, você está oferecendo um óleo superior para o motor do carro. Essa transição pode ser feita em quase todos os modelos – com exceção de alguns veículos clássicos – e por meio do uso de soluções pré-troca de óleo, como o Motul Engine Clean, para garantir o aproveitamento integral do desempenho do lubrificante”, diz.

Foto: Unsplash

4) Possui maior durabilidade, podendo ampliar o intervalo de troca

Conforme o especialista da Motul, o tempo entre as revisões é cada vez mais longo. Se antigamente a indicação era fazer a troca de óleo a cada seis meses ou cinco mil quilômetros, hoje o intervalo de manutenção, a depender do veículo, pode chegar a mais tempo ou 20 mil quilômetros rodados.

Isso acontece por causa de diversos fatores, mas também pela capacidade dos lubrificantes 100% sintéticos conseguirem suportar as condições de funcionamento dos motores atuais. “Em outros países, o intervalo é até mais longo e só o óleo sintético consegue manter a preservação do motor até o prazo de revisão”, compara.

Óleo sintético contribui com o bom desempenho do motor do carro (Foto Ilustrativa: Goodyear)

5) É capaz de gerar menos emissões

Em razão das próprias exigências dos veículos modernos – afinal o carro movido a diesel de hoje é completamente diferente de um fabricado há 10 anos – o óleo sintético também passa por processo de produção diferenciado e apresenta características superiores, de forma a estar preparado para atender a essas especificações, como emitir menos poluentes.

Óleo sintético é capaz de gerar menos emissões. (Foto: shutterstock)
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
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