Tags

Notícias

Oficinas de repintura: dicas para aumentar a eficiência

Créditos: Divulgação

O desperdício é um inimigo de diversos setores da indústria. O consumo exagerado de produtos, o tempo para desenvolvê-los e o próprio retrabalho gerado pela má execução impactam diretamente na produtividade de oficinas de funilaria e pintura.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Pensando nisso, o Garagem 360 e o gerente técnico da divisão de repintura da PPG, Ricardo Vettorazzi, destacam cinco dicas para que as oficinas possam melhorar a eficiência dos processos e atravessar esse momento com o mínimo impacto possível. Confira:

LEIA MAIS: Saiba o que verificar na pintura do carro usado antes da compra
Reaquecimento do mercado: veja dicas do que verificar na pintura de veículos usados

Oficinas de repintura

Organização

O local de trabalho deve estar sempre limpo e organizado. Para isso, é necessário padronizar os espaços de acordo com o processo executado em cada ambiente e ter disponível todo o ferramental e acessórios necessários para fazê-lo.

Um ambiente nessas condições ajuda a evitar contaminações no serviço de repintura e, consequentemente, retrabalhos.

Sistema de pintura padrão indicado

É muito importante que o sistema adotado pela empresa esteja dentro dos padrões e especificações técnicas sugeridas, pois misturas de produtos de marcas diversas podem comprometer a qualidade final da repintura.

Qualquer problema gerado em uma situação como essa dificulta a identificação da causa e também da resolução do problema.

Equipe treinada

Além de investir em produtos e equipamentos de qualidade e tecnologia, é imprescindível que a equipe técnica responsável pelo processo seja treinada para utilizar as ferramentas de forma correta.

É fundamental verificar se o fornecedor dos produtos disponibiliza o suporte necessário para a qualificação da equipe de trabalho.

Manutenção

A manutenção periódica da cabine de pintura é um ponto muito importante para a produtividade do processo de repintura. A conservação dos filtros, com trocas regulares dentro do recomendado pelo fabricante, garante o tempo de secagem adequado dos produtos e a dispersão de névoa. Assim, é possível evitar problemas comuns como a perda de brilho.

Tecnologia

A tecnologia está diretamente ligada à otimização no processo de pintura. É muito importante que a oficina escolha a tecnologia adequada para tornar o seu processo produtivo.

Carros com pinturas exóticas

Tornou-se comum ver carros pintados em cores mais sóbrias nas ruas. Basta dar uma olhada no trânsito para ver a quantidade de modelos pintados em preto, prata ou branco. Quando há algum vermelho, ele até se destaca na multidão. Porém, às vezes as montadoras tentam emplacar tonalidades mais exóticas, principalmente durante o lançamento de alguns automóveis. Tudo para se destacar na multidão e chamar a atenção de possíveis compradores.

Na galeria a seguir, confira alguns modelos que foram lançados com cores chamativas.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.