Oficinas de repintura: dicas para aumentar a eficiência
O desperdício é um inimigo de diversos setores da indústria. Na atual fase que estamos, o consumo exagerado de produtos, o tempo para desenvolvê-los e o próprio retrabalho gerado pela má execução impactam diretamente na produtividade de oficinas de funilaria e pintura.
O desperdício é um inimigo de diversos setores da indústria. O consumo exagerado de produtos, o tempo para desenvolvê-los e o próprio retrabalho gerado pela má execução impactam diretamente na produtividade de oficinas de funilaria e pintura.
Pensando nisso, o Garagem 360 e o gerente técnico da divisão de repintura da PPG, Ricardo Vettorazzi, destacam cinco dicas para que as oficinas possam melhorar a eficiência dos processos e atravessar esse momento com o mínimo impacto possível. Confira:
O local de trabalho deve estar sempre limpo e organizado. Para isso, é necessário padronizar os espaços de acordo com o processo executado em cada ambiente e ter disponível todo o ferramental e acessórios necessários para fazê-lo.
Um ambiente nessas condições ajuda a evitar contaminações no serviço de repintura e, consequentemente, retrabalhos.
Sistema de pintura padrão indicado
É muito importante que o sistema adotado pela empresa esteja dentro dos padrões e especificações técnicas sugeridas, pois misturas de produtos de marcas diversas podem comprometer a qualidade final da repintura.
Qualquer problema gerado em uma situação como essa dificulta a identificação da causa e também da resolução do problema.
Equipe treinada
Além de investir em produtos e equipamentos de qualidade e tecnologia, é imprescindível que a equipe técnica responsável pelo processo seja treinada para utilizar as ferramentas de forma correta.
É fundamental verificar se o fornecedor dos produtos disponibiliza o suporte necessário para a qualificação da equipe de trabalho.
Manutenção
A manutenção periódica da cabine de pintura é um ponto muito importante para a produtividade do processo de repintura. A conservação dos filtros, com trocas regulares dentro do recomendado pelo fabricante, garante o tempo de secagem adequado dos produtos e a dispersão de névoa. Assim, é possível evitar problemas comuns como a perda de brilho.
Tecnologia
A tecnologia está diretamente ligada à otimização no processo de pintura. É muito importante que a oficina escolha a tecnologia adequada para tornar o seu processo produtivo.
Carros com pinturas exóticas
Tornou-se comum ver carros pintados em cores mais sóbrias nas ruas. Basta dar uma olhada no trânsito para ver a quantidade de modelos pintados em preto, prata ou branco. Quando há algum vermelho, ele até se destaca na multidão. Porém, às vezes as montadoras tentam emplacar tonalidades mais exóticas, principalmente durante o lançamento de alguns automóveis. Tudo para se destacar na multidão e chamar a atenção de possíveis compradores.
Na galeria a seguir, confira alguns modelos que foram lançados com cores chamativas.
Com design controverso, o Chevrolet Agile estreou com um tom de amarelo chamativo em 2009 |Foto: Divulgação
Com design controverso, o Chevrolet Agile estreou com um tom de amarelo chamativo em 2009 |Foto: Divulgação
A linha 2019 do Chevrolet Camaro surgiu em um tom nada discreto de laranja |Foto: Divulgação
A linha 2019 do Chevrolet Camaro surgiu em um tom nada discreto de laranja |Foto: Divulgação
Nos anos 90, o Chevrolet Corsa Piquet foi uma série especial com a carroceria pintada em amarelo |Foto: Divulgação
A versão Sport da Chevrolet Montana atual foi apresentada em um verde chamativo durante o lançamento do modelo |Foto: Divulgação
A versão Sport da Chevrolet Montana atual foi apresentada em um verde chamativo durante o lançamento do modelo |Foto: Divulgação
Modelo aventureiro, o Chevrolet Onix Activ apostava em um tom laranja para se diferenciar das demais versões |Foto: Divulgação
Modelo aventureiro, o Chevrolet Onix Activ apostava em um tom laranja para se diferenciar das demais versões |Foto: Divulgação
Quando a Chevrolet Spin foi reestilizada, em 2018, a marca aproveitou para pintar a versão aventureira Activ na tonalidade Amarelo Stone |Foto: Divulgação
Quando a Chevrolet Spin foi reestilizada em 2018, a marca aproveitou para pintar a versão aventureira Activ na tonalidade Amarelo Stone |Foto: Divulgação
O Vectra GT não teve muito sucesso, mas recebeu uma pintura laranja durante seu lançamento, em 2007 |Foto: Divulgação
Dois anos depois, em 2009, a leve mudança visual foi apresentada em um modelo pintado de azul |Foto: Divulgação
A cor Plum Crazy se tornou um símbolo da Dodge desde os anos 1970. Atualmente, o Challenger e o Charger podem ser pintados neste tom |Foto: Divulgação
Dodge Challenger |Foto: Divulgação
Dodge Charger |Foto: Divulgação
Além do roxo Plum Crazy, a Dodge tem outras cores chamativas em seu catálogo, como este verde do Challenger Hellcat |Foto: Divulgação
Já o Dodge Charger Daytona pode receber uma pintura amarela |Foto: Divulgação
Nos anos 90, o Fiat Uno Turbo podia ser comprado em um tom amarelo |Foto: Divulgação
Em 2001, a reestilização do Palio foi lançada junto com o tom Amarelo Ímola |Foto: Divulgação
Anos mais tarde, em 2007, o Palio recebia um novo desenho e um tom amarelo para a versão 1.8R |Foto: Divulgação
Anos mais tarde, em 2007, o Palio recebia um novo desenho e um tom amarelo para a versão 1.8R |Foto: Divulgação
Lançado em 2010, o Fiat Uno abusava das cores chamativas, como o verde-limão |Foto: Divulgação
Lançado em 2010, o Fiat Uno abusava das cores chamativas, como o verde-limão |Foto: Divulgação
O Fiat Mobi foi mais um carro que apostou em um tom de roxo para o lançamento do modelo, em 2016 |Foto: Divulgação
O Fiat Mobi foi mais um carro que apostou em um tom de roxo para o lançamento do modelo, em 2016 |Foto: Divulgação
A atual geração do Ford EcoSport foi lançada em um tom laranja bem chamativo |Foto: Divulgação
A atual geração do Ford EcoSport foi lançada em um tom laranja bem chamativo |Foto: Divulgação
Primeiro Fiesta feito no Brasil, este modelo apostou em várias cores chamativas, como este amarelo-mostarda e o roxo |Foto: Divulgação
Primeiro Fiesta feito no Brasil, este modelo apostou em várias cores chamativas, como este amarelo-mostarda e o roxo |Foto: Divulgação
A sexta geração do Ford Fiesta também foi apresentada em tons exóticos, como este verde-limão |Foto: Divulgação
A sexta geração do Ford Fiesta também foi apresentada em tons exóticos, como este verde-limão |Foto: Divulgação
O Ka foi outro modelo da Ford que apostou em cores exóticas |Foto: Divulgação
O Ka foi outro modelo da Ford que apostou em cores exóticas |Foto: Divulgação
Além do visual arrojado, cores exóticas também fazem parte do DNA da Lamborghini, como pode ser visto neste Muciélago |Foto: Divulgação
Além do visual arrojado, cores exóticas também fazem parte do DNA da Lamborghini, como pode ser visto neste Muciélago |Foto: Divulgação
A Peugeot 206 Escapade também foi lançada em nada discreto tom de amarelo |Foto: Divulgação
A Peugeot 206 Escapade também foi lançada em nada discreto tom de amarelo |Foto: Divulgação
O Renault Kwid apostou em um tom laranja para seu lançamento |Foto: Divulgação
O Renault Kwid apostou em um tom laranja para seu lançamento |Foto: Divulgação
Além do visual, o Renault Twingo de primeira geração ficou marcado por suas cores |Foto: Divulgação
Lançado para ser o Fusca moderno, o VW New Beetle ficou marcado pela cor amarela |Foto: Divulgação
Lançado para ser o Fusca moderno, o VW New Beetle ficou marcado pela cor amarela |Foto: Divulgação
O VW Golf GTI de 2007 foi mais um modelo lançado em amarelo |Foto: Divulgação
O VW CrossFox reestilizado trocava o amarelo pelo laranja |Foto: Divulgação
O VW CrossFox reestilizado trocava o amarelo pelo laranja |Foto: Divulgação
A VW Saveiro Cross foi outro modelo pintado em laranja |Foto: Divulgação
A VW Saveiro Cross foi outro modelo pintado em laranja |Foto: Divulgação
O VW Polo não foi vendido neste tom de amarelo, mas toda a campanha de divulgação do modelo foi feita com este tom |Foto: Divulgação
O VW Polo não foi vendido neste tom de amarelo, mas toda a campanha de divulgação do modelo foi feita com este tom |Foto: Divulgação