Oficial: Renault Sandero sairá de linha no Brasil

O Renault Sandero está sendo descontinuado no país. O modelo será substituído por nova versão do Stepway. O modelo teve 15 anos de história.

O Renault Sandero, um dos carros-chefe da Renault no Brasil, está sendo descontinuado no país. A história de 15 anos será encerrada e apenas a versão S Edition está disponível para compra. 

A Renault, em nota enviada à imprensa informando sobre o lançamento do Stepway 1.0, afirmou que a nova configuração do modelo substitui o Sandero S Edition, decretando de fato o fim de um dos hatchs mais amados pelo brasileiro.

Fim do Renault Sandero já era previsto

A descontinuação do Renault Sandero já era esperado. Embora em meados de 2020, uma estratégia junto à uma plataforma da Nissan que culminaria em uma nova geração de Sandero e Logan, a situação ruiu

Luca de Meo, CEO da montadora francesa, em entrevista, reiterou a situação. Na época, o executivo disse que Sandero e Logan sobreviveriam por “mais alguns anos” após o ciclo de vida de ambos. E vimos a Renault reduzir as ofertas da dupla ao longo do tempo. 

Renault Sandero (Foto: Divulgação)

A versão com CVT automático ficou em estoque por menos de dois anos e teve a venda interrompida em fevereiro do ano passado. O Sandero, por sua vez, teve o fim já citado: foi reduzido apenas à configuração S Edition e deu adeus ao esportivo Sandero RS.

Mesmo o Stepway 1.0, que substitui o Sandero no portfólio da Renault, não deve durar muito. A Renault está trabalhando em um novo SUV compacto, seu primeiro carro baseado na plataforma CMF-B, que terá tamanho semelhante ao Fiat Pulse. 

O projeto da nova geração do Sandero incluiu um plano para mudar o nome para Clio, aproveitando a fama que o clássico tinha no país.

O Renault Sandero nasceu em 2007, apresentado no Salão de Frankfurt como parte da marca Dacia, a divisão de baixo custo da empresa. O carro chegou ao Brasil em dezembro daquele ano como

Espaço interno do Renault Sandero (Foto: Divulgação/Renault)

Em 2012, ganhou na Europa sua segunda geração, que só chegou ao país em 2014, pois o hatchback nacional foi redesenhado em 2011. Continuou tendo um posicionamento de custo-benefício e trouxe melhorias ao longo de sua carreira, como a chegada dos novos motores 1.0 e 1.6 SCe. 

Ainda há uma forma de adquirir o hatch xodó, já que o Sandero irá seguir em vendas até a versão S Edition zerar os estoques.

Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile