Oficial: carro elétrico que carrega em 10 minutos será lançado em 2023

carro elétrico
Foto: Pixabay.com
publicidade

As tecnologias usadas em veículos elétricos evoluíram bastante. Em 2023, mais uma novidade chegará ao mercado. A CATL, fornecedora da Tesla, anunciou o lançamento de uma nova bateria. Esta nova peça pode fazer com que com o tempo para carregar 80% da bateria de um carro elétrico seja de dez minutos. A autonomia também será beneficiada.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

carro elétrico
Uma nova bateria da CATL ajudará a diminuir o tempo de recarga de carros elétricos. Sem falar que a autonomia poderá ser melhorada também (Foto: Eren Goldman/Unsplash.com)
publicidade

Carro elétrico que carrega em 10 minutos? Entenda essa história!

O anúncio foi feito pela fabricante chinesa no último dia 23 de junho. De acordo com Contemporary Amperex Technology Company Limited (CATL), esta será a terceira geração da tecnologia Cell-to-Pack (CTP). Os primeiros carros equipados com esta nova bateria devem chegar em 2023.

Foto: Bob Osias 2/Unsplash.com

Lembrando que a bateria será produzida em massa. Uma novidade revelada pela CTP é que o componente se chamará Qilin. No caso, este é o nome de uma criatura da mitologia chinesa. Esta nova bateria da CTP chegará ao mercado com algumas novidades importantes para o setor, que vem crescendo em todo o mundo.

VEJA TAMBÉM

publicidade

Uma vantagem da bateria Qilin é que será possível carregar 80% da bateria de um carro elétrico em dez minutos (carregamento rápido). Ou seja, diminuirá o tamanho das paradas para recarregar. Isso tudo por conta do novo sistema de resfriamento de células de grande superfície.

Sem falar que ele faz com que a área de transferência de calor aumente em quatro vezes. Além disso, o tempo de controle térmico cairá pela metade. A empresa, que é uma das referências no mercado, explica que a eficiência de utilização de volume será de 72%. Ou seja, estará dedicando 72% do volume apenas para a bateria. Um recorde.

publicidade
carro elétrico
Foto: Divulgação/CATL

Já a densidade de energia será de até 255 Wh/kg. Espera-se ainda que o carro elétrico equipado com o sistema tenha um autonomia de 1.000 km. O que seria útil para quem costuma viajar de carro. Este componente pode ainda fornecer 13% a mais de energia que a bateria 4680.

A empresa ainda das mudanças que afetam a confiabilidade do componente. No caso, a bateria CTP 3.0 conta com a integração da travessa interna, da placa de refrigeração líquida e da almofada térmica em um interlayer elástico multifuncional. Sem falar da presença de pontes de mícrons integradas dentro da camada intermediária.

publicidade

Marcas que usam CATL

carro elétrico
Foto: JP Valery/Unsplash.com

A Contemporary Amperex Technology Company Limited (CATL) ainda não divulgou quais veículos  irão usar sua nova bateria Qilin ou quais empresas irão recebê-la. Estamos falando aqui de uma empresa que é considerada a maior produtora de baterias em todo o mundo.

De acordo com um levantamento da companhia sul-coreana SNE Research, a empresa asiática teve uma participação de 32,6% de todo o mercado de baterias durante o ano de 2021 (ano fiscal). Hoje, a CATL possui parceria com diversas montadoras. Dentre elas, podemos destacar a VW, a Tesla, a Toyota e entre outras. 

publicidade

A BMW irá fechar um acordo com a gigante do ramo das baterias. Segundo a agência de notícias Reuters, a montadora alemã começará a fornecer células cilíndricas de íons para a montadora alemã a partir do ano de 2025. Resta saber quais veículos contarão com estas células.

Com informações de CATL

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar