Oficial: carro elétrico que carrega em 10 minutos será lançado em 2023

As tecnologias usadas em veículos elétricos evoluíram bastante. Em 2023, mais uma novidade chegará ao mercado. A CATL, fornecedora da Tesla, anunciou o lançamento de uma nova bateria. Esta nova peça pode fazer com que com o tempo para carregar 80% da bateria de um carro elétrico seja de dez minutos. A autonomia também será beneficiada.

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Uma nova bateria da CATL ajudará a diminuir o tempo de recarga de carros elétricos. Sem falar que a autonomia poderá ser melhorada também (Foto: Eren Goldman/Unsplash.com)

Carro elétrico que carrega em 10 minutos? Entenda essa história!

O anúncio foi feito pela fabricante chinesa no último dia 23 de junho. De acordo com Contemporary Amperex Technology Company Limited (CATL), esta será a terceira geração da tecnologia Cell-to-Pack (CTP). Os primeiros carros equipados com esta nova bateria devem chegar em 2023.

Foto: Bob Osias 2/Unsplash.com

Lembrando que a bateria será produzida em massa. Uma novidade revelada pela CTP é que o componente se chamará Qilin. No caso, este é o nome de uma criatura da mitologia chinesa. Esta nova bateria da CTP chegará ao mercado com algumas novidades importantes para o setor, que vem crescendo em todo o mundo.

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Uma vantagem da bateria Qilin é que será possível carregar 80% da bateria de um carro elétrico em dez minutos (carregamento rápido). Ou seja, diminuirá o tamanho das paradas para recarregar. Isso tudo por conta do novo sistema de resfriamento de células de grande superfície.

Sem falar que ele faz com que a área de transferência de calor aumente em quatro vezes. Além disso, o tempo de controle térmico cairá pela metade. A empresa, que é uma das referências no mercado, explica que a eficiência de utilização de volume será de 72%. Ou seja, estará dedicando 72% do volume apenas para a bateria. Um recorde.

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Foto: Divulgação/CATL

Já a densidade de energia será de até 255 Wh/kg. Espera-se ainda que o carro elétrico equipado com o sistema tenha um autonomia de 1.000 km. O que seria útil para quem costuma viajar de carro. Este componente pode ainda fornecer 13% a mais de energia que a bateria 4680.

A empresa ainda das mudanças que afetam a confiabilidade do componente. No caso, a bateria CTP 3.0 conta com a integração da travessa interna, da placa de refrigeração líquida e da almofada térmica em um interlayer elástico multifuncional. Sem falar da presença de pontes de mícrons integradas dentro da camada intermediária.

Marcas que usam CATL

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Foto: JP Valery/Unsplash.com

A Contemporary Amperex Technology Company Limited (CATL) ainda não divulgou quais veículos  irão usar sua nova bateria Qilin ou quais empresas irão recebê-la. Estamos falando aqui de uma empresa que é considerada a maior produtora de baterias em todo o mundo.

De acordo com um levantamento da companhia sul-coreana SNE Research, a empresa asiática teve uma participação de 32,6% de todo o mercado de baterias durante o ano de 2021 (ano fiscal). Hoje, a CATL possui parceria com diversas montadoras. Dentre elas, podemos destacar a VW, a Tesla, a Toyota e entre outras. 

A BMW irá fechar um acordo com a gigante do ramo das baterias. Segundo a agência de notícias Reuters, a montadora alemã começará a fornecer células cilíndricas de íons para a montadora alemã a partir do ano de 2025. Resta saber quais veículos contarão com estas células.

Com informações de CATL

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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