O Retorno lendário: Toyota pode ressuscitar o MR2 sob a bandeira GR
A Toyota registra "GR MR2" e "GR MR-S", indicando o retorno do lendário esportivo de motor central sob a marca Gazoo Racing. Saiba os indícios, o motor esperado (2.0L turbo com 300+ cv) e a aposta da montadora.
A Toyota demonstra que, apesar da iminente despedida do atual Supra (cuja Edição Final chega em 2026), seu compromisso com os carros esportivos está mais forte do que nunca. Além dos aclamados GR Corolla e GR86, e da promessa do GR GT 2027 com V8 híbrido — que transformará a Gazoo Racing em uma entidade independente —, a gigante japonesa está preparando o caminho para o retorno de um nome icônico: o MR2.
Toyota pode ressuscitar o MR2 sob a bandeira GR
O próximo cupê esportivo de motor central da Toyota pode não apenas ressuscitar o nome MR2, mas também ser lançado exclusivamente sob a marca de desempenho GR (Gazoo Racing).
Embora a Toyota não tenha feito um anúncio oficial, os sinais de que o MR2 está de volta são inegáveis:
-
Conceito FT-Se: A marca apresentou o conceito FT-Se no Salão do Automóvel de Tóquio 2023. O veículo, com suas proporções nítidas de motor central e emblemas GR proeminentes (sem o logotipo Toyota), serviu como uma prévia do que está por vir.
-
Registro de Patentes: Em agosto, a Toyota registrou o nome “MR2” nos EUA. Mais recentemente, a montadora deu passos ainda mais concretos, registrando as marcas “GR MR2” no Japão e “GR MR-S” na Austrália (MR-S era o nome da terceira geração do MR2 no mercado japonês). Estes registros sugerem fortemente que o novo esportivo será vendido sob o guarda-chuva da Gazoo Racing.

Especificações: Motor Central e Mais de 300 cv?
Detalhes concretos sobre a motorização do novo MR2 são escassos. Embora o conceito FT-Se tenha sido apresentado como um veículo elétrico, a expectativa do mercado e de especialistas aponta para uma solução de motor a combustão.
Acreditamos que o novo MR2 possa adotar um motor de quatro cilindros montado na posição central, um layout que a Toyota já está explorando ativamente.

-
Precedente de Teste: Em janeiro de 2025, a Toyota revelou o conceito GR Yaris M, que pega um novo motor turbo de 2.0 litros e quatro cilindros em linha e o instala atrás dos bancos traseiros do GR Yaris.
-
Potência Esperada: Esta configuração de motor central está sendo testada na série Super Taikyu do Japão, indicando que a Toyota está empenhada em desenvolver o formato. Especula-se que o motor possa ser ajustado para entregar bem mais de 300 cavalos de potência.
-
Futuro Híbrido: Não seria surpreendente se uma versão híbrida fosse adicionada à linha em um futuro próximo.
A grande esperança dos entusiastas é que o novo MR2 mantenha a tradição e seja oferecido com uma transmissão manual. Teremos que aguardar os próximos anúncios da Toyota para confirmar o destino desse cupê de motor central que promete empolgar a Gazoo Racing.
Leia aqui: Desafiando o tempo: este Toyota rodou mais de 2 milhões de km
Qual a sua expectativa para o novo GR MR2? Comente se a versão de motor central e 300+ cv fará sucesso!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.