O retorno do Voyage: sedã volta ou não a ser produzido no Brasil?

O Volkswagen Voyage permanece em linha, conforme anunciado pela montadora. O sedã teve produção paralisada para readequações na fábrica.

O sedã da montadora alemã, o Voyage, deve ter produção continuada. Pelo menos é o que indica a marca. A fabricação do modelo havia sido paralisada momentaneamente para readequações na fábrica que também produzirá o novo Polo Track. Entenda os detalhes.

Conforme afirmado pela montadora, o sedã Volkswagen Voyage permanece em linha no mercado nacional (Foto: Divulgação)

Volkswagen Voyage permanece no portfólio da marca

O sedã Volkswagen Voyage não é mais um dos principais produtos da montadora, tendo em vista que nos últimos meses os principais emplacamentos da marca se recebem aos lançamentos mais recentes, como VW T-Cross, Nivus e Taos.

Dessa forma, muito foi especulado sobre o fim de produção do sedã. A informação até então não confirmada, ganhou força após a montadora paralisar momentaneamente a produção do veículo em sua fábrica de Taubaté, interior de São Paulo, para readequar a linha de montagem que também será responsável por produzir o novo Volkswagen Polo Track.

Porém, a empresa já confirmou em nota ao Guia do Carro, que o modelo permanecerá sim no portfólio da empresa. De acordo com o portal, a Volkswagen afirmou ainda que a produção do veículo está prevista para retornar no próximo dia 25 de abril segunda-feira.

Além disso, uma fonte da própria Volkswagen confirmou ao Guia do Carro que o cronograma de produção do sedã está prevista até dezembro desse ano.

A permanência do veículo foi reafirmada pela montadora ao Jornal do Carro, que em nota esclareceu que “a informação não procede e a produção do Voyage continua normalmente”

“A fábrica de Taubaté está em shutdown esta semana (desde segunda-feira, 18) em razão de preparação da linha para receber a plataforma MQB. Entretanto, voltará a produzir normalmente Gol e Voyage na segunda-feira (25)”.

Modelo estará disponível apenas em versão única com motor 1.0 litros e 84 cv de potência (Foto: Divulgação)

Volkswagen Voyage teve produção paralisada para readequações na linha de montagem

O sedã da marca alemã teve as produções momentaneamente suspensas para que a fábrica em que é produzido recebesse readequações para a produção no novo Polo Track, tendo em vista que o hatch será produzido sobre plataforma diferente, a MQB, enquanto o Voyage é feito sobre a PQ24, a mesma também utilizada pelo Gol.

Conforme apurado, o sedã irá retornar em versão única, com motor 1.0 litros flex aspirado, que gera até 84 cv de potência. O propulsor irá atuar em conjunto com a transmissão manual de 5 marchas.

De onde vem as especulações do fim da produção do modelo?

As suspeitas do fim do fim do sedã se deram pelo fato da baixa no número de vendas do modelo. Para método de comparação, o veículo emplacou 28.593 unidades durante todo o ano de 2021.

Já esse ano, de acordo com o último levantamento da Fenabrave, o carro emplacou 788 unidades durante os três primeiros meses.

Sedã teve produção paralisada para a fábrica de Taubaté receber readequações em sua linha de montagem (Foto: Divulgação)

 

Com informações: Guia do Carro e Jornal do Carro 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile