O que você precisa saber para renovar a CNH categorias C, D ou E

Você possui uma carteira com categoria C, D ou E? Veja aqui como renovar a CNH. Um dos passos é passar pelo exame toxicológico.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos documentos mais importantes que os motoristas possuem. Além disso, o porte do documento é obrigatório. E ela possui um prazo de validade. Ou seja, os condutores precisam manter atualizadas. Você possui uma carteira C, D ou E? Veja aqui o passo a passo para renovar a CNH.

Saiba aqui como motoristas das categorias C, D e precisam para renovar a CNH (Foto: Jonathan Borba/Unsplash.com)

Veja como renovar a CNH categorias C, D ou E

Cada tipo de veículo possui sua categoria diferentes. Na categoria A, por exemplo, a pessoa pode conduzir veículos motorizados de duas ou três rodas. Já a pessoa que tirar a CNH na categoria B poderá conduzir veículos motorizados de até 3.500 kg (preso bruto) e que a capacidade não passe de oito lugares.

Mas hoje iremos falar dos motoristas das categorias C, D e E. No primeiro caso, são aqueles que podem dirigir veículos usados em transporte de cargas (com peso bruto até 3.500 kg). A seguinte é para quem conduz veículos de transporte de passageiros com mais de 8 lugares.

No último caso, são os motoristas de carros com trailers, caminhões tracionando duas carretas ou ônibus articulados. O processo para renovar a CNH nestes casos começam com a realização do exame toxicológico, que é obrigatório. Este exame mostra se o motorista fez o uso substâncias ilícitas nos 90 dias anteriores a coleta.

Foto: Ale Sat/Unsplash.com

Normalmente, ele é pedido quando o motorista irá adicionar uma categoria, mudar de categoria, irá pedir a reabilitação e em casos de renovação da carteira. No caso da renovação, você deve fazê-lo primeiro. Ele é realizado por um laboratório credenciado pelo Senatran. Ou seja, você deve marcar o exame em um deles.

O preço pode ser de até R$ 110. O exame consiste em coletar amostras, que irão ser fechadas com um lacre, do fio de cabelo (três centímetros). Em certos casos, pode ser coletado uma certa quantidade de pelo ou até um pequeno pedaço de unha. O resultado pode sair em até cinco dias após o laboratório receber o exame.

Agora é só renovar a CNH

Foto: Jonathan Borba/Unsplash.com

O resultado do exame precisa dar negativo.  próximo passo é continuar o processo de renovação da carteira de motorista. Você irá agendar um horário para ir ao Detran para tirar fotos e coletar assinaura e digital. Você irá também fazer a marcação do exame médico. No caso, ele deverá ser feito em até 90 dias após o exame toxicológico.

Aqui também é cobrada uma taxa. Ela depende do estado. Outra taxa será cobrada após a  aprovação destes exames: a de renovação. Depois de pagá-la é só esperar até três dias para ter sua versão da CNH Digital. A CNH impressa chegará em seu endereço em até 14 dias.

Validade e Multa

Foto: Maxim Tolchinsky/Unsplash.com

É importante ressaltar que o exame possui uma validade. O prazo para condutores das categorias C, D e E e que possuem menos de 70 anos será dois anos e seis meses. Os demais não precisarão fazer este exame novamente antes que sua carteira expire. A realização deste exame é obrigatório.

Você estará cometendo uma infração gravíssima caso não realizar o exame. No caso, o valor da multa será de R$ 1.467,35. Além disso, você está sujeito a ter a CNH suspensa por três meses. Agora, falando do prazo de validade da CNH, você pode conferir aqui.

Com informações de Detran-SP e Revista Auto Esporte

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile