O Volkswagen Gol 2013, o Gol 6 (referente a sexta geração), lançado em 2012, marcou uma nova geração do icônico hatch. Com um design mais moderno, o modelo conquistou um grande número de fãs e tornou-se um dos carros mais vendidos do Brasil.
Vamos analisar os pontos positivos e negativos do Gol G6, seus principais itens de série, motorizações e tabela FIPE de todas as versões. Acompanhe!
O que saber antes de comprar um Volkswagen Gol 2013?
O Gol G6 marcou a Volkswagen do Brasil, que adotou a identidade global da marca em seu carro mais vendido do país. Além do aspecto mais refinado, ganhou faróis horizontais de cantos quadrados, máscara negra em todas as versões e linhas mais fluidas que o antecessor.
Nesse primeiro momento, a motorização e interior praticamente não mudaram em relação ao G5 e talvez tenha sido o motivo para o ano de 2013 ter sido o último em que o Gol liderou as vendas no país. Ainda assim, foram 27 anos consecutivos.
O que saber antes de comprar um Volkswagen Gol 2013 – Foto: Reprodução
Pontos positivos do Volkswagen Gol 2013
Custo benefício – Comprar um Gol hoje é certeza de custo benefício, com seu preço acessível, lista de equipamentos básicos, mas suficientes para encarar o dia a dia, facilidade de encontrar peças e manutenção.
Confiabilidade – A sexta geração do Gol foi uma das mais vendidas, com mais de 10 milhões de emplacamentos (2012 a 2016). A geração ficou reconhecida por ser um carro durável, robusto, com baixo custo de manutenção, econômico, entre outras qualidades.
Desempenho – As versões 1.0 têm um desempenho aceitável, enquanto as versões 1.6 garantem uma melhor performance, com boa acelerações e retomadas.
Versatilidade – É bom para o asfalto e é aceitável no meio rural. Para pequenas e médias viagens também se adapta bem.
Variedade – São muitas versões do Gol, desde aquelas com itens básicos, sem ar-condicionado ou airbags, até versões mais equipadas, com ar-condicionado, faróis de neblina, limpador e lavador traseiro, ajuste do volante em altura, etc.
Acabamento interno – Era comum na época é comum hoje: acabamento funcional, mas simples para alguns consumidores.
Espaço interno – Com 3,89 m de comprimento, 1,65 m de largura e 1,47 m de altura, o G6 é limitado na questão de espaço, principalmente para os ocupantes do banco traseiro.
Isolamento acústico – O isolamento desse carro não é um dos melhores, com ruídos internos e externos com mais intensidade em altas velocidades.
“Barulho não resolvido na suspensão trocaram bieletas, amortecedores dianteiros, caixa de direção, etc. Com 4 mil km chovia dentro do carro, para consertar, entortaram as portas e trocaram as borrachas. Ruídos na embreagem, luz do ABS e direção acendendo”, relato de um proprietário da Seção “Opinião do Dono”, do site Carros na Web.
VW Gol 2013 – Foto: Reprodução
Principais itens de série
Os itens de série do Gol 2013 variam conforme a versão, mas no geral, incluem:
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.