O que você precisa saber antes de comprar o Chevrolet Onix 2019: pontos fortes e fracos

O Chevrolet Onix 2019 foi o carro mais vendido do ano de lançamento, com mais de 200 mil unidades emplacadas. Na época foi vendido como um veículo compacto, econômico e com bom custo-benefício. Mas será que vale a pena em 2024?

Vamos analisar as vantagens, desvantagens, as diferentes motorizações e os preços de acordo com a tabela FIPE da versão hatch. Acompanhe!

Vale a pena comprar um Chevrolet Onix 2019? – Foto: Divulgação

Vale a pena comprar um Chevrolet Onix 2019?

Sim, o Onix hatch oferece um bom pacote de equipamentos, bom desempenho, é econômico e um preço razoável para os dias de hoje. 

Vantagens do Chevrolet Onix 2019 

  • Bom custo-benefício – O Onix 2019 oferece um bom conjunto de equipamentos por um preço competitivo, especialmente considerando a marca e a popularidade do modelo. 
  • Motorização versátil – São duas opções, 1.0 e 1.4, que oferecem um bom desempenho para o dia a dia e em viagens mais longas. 
  • Conforto e espaço interno – O interior do Onix é um dos maiores da categoria, oferecendo um bom espaço para seus cinco ocupantes. 
Chevrolet Onix 2019 – Foto: Divulgação

Leia uma matéria da época do lançamento do Onix 2019: 

Chevrolet Onix 2019 é lançado com novos conteúdos.

  • Consumo de combustível – Um dos destaques é o consumo de combustível. De acordo com o Inmetro a versão LT com motor 1.0 faz  8,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada (etanol); e 12,9 km/l e 15,3 km/(gasolina).
  • Tecnologia embarcada – A linha 2019 inaugurou algumas novidades como os faróis com lâmpadas do tipo Blue Vision, além de uma versão melhorada da central multimídia MyLink com conectividade  Apple CarPlay e Android Auto.

Desvantagens do Chevrolet Onix 2019

  • Acabamento – Para a categoria, o acabamento interno não é de todo ruim, no entanto nas versões mais baratas as peças parecem que foram mal encaixadas. 
  • Isolamento acústico – Por conta das peças “mal encaixadas” e excesso de plástico, alguns proprietários reclamam dos ruídos internos, principalmente em altas velocidades. 

“Muita quantidade de peças plásticas, o que acaba causando muito barulho interno, mas no meu caso optei por usar pedaços de espuma e tecido para diminuir o ruído externo”, disse um dos proprietários na seção “Opinião do dono” no site Carros na Web.

  • Porta- malas – O espaço interno do Onix é bem relevante, exceto pelo porta-malas. Enquanto os rivais do ano Fiat Argo e Hyundai HB20 oferecem 300 litros, o Onix conta com 20 litros a menos: 280. Pode não parecer muito, mas pode ser o espaço de uma mochila. 
  • Suspensão – Outro problema que pode incomodar alguns motoristas é a suspensão mais rígida, que pode comprometer o conforto em terrenos irregulares. 
  • Correia dentada banhada a óleo – Esse é o principal problema do Onix 2019 (ano que a Chevrolet inseriu a correia dentada banhada a óleo). Ela só é um problema se o óleo usado for diferente do recomendado pelo fabricante, mas como saber se o antigo dono usou o óleo certo ou não foi enganado?
Chevrolet Onix 2019 – Foto: Divulgação

Motorizações disponíveis no Chevrolet Onix 2019

São duas opções de motor e dois de câmbio:

1.0 de 78/80 cv de potência (G/E), 9,5/9,8 kgfm de torque com câmbio manual. Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos. 

1.4 de 98/106 cv (G/E) e 13/13,9 kgfm de torque com câmbio manual ou automático de 6 marchas.  Aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos com etanol.

Chevrolet Onix 2019 – Foto: Divulgação

Tabela de preços Fipe Chevrolet Onix 2019

Modelo

Preço

Código Fipe

Chevrolet Onix 1.4 Activ SPE/4

R$ 64.657

004472-5

Chevrolet Onix Activ 1.4 (Aut.)

R$ 68.734

004471-7

Chevrolet Onix 1.4 LT SPE/4

R$ 58.383

004425-3

Chevrolet Onix 1.4 LT SPE/4 (Aut)

R$ 62.710

004438-5

Chevrolet Onix 1.4 LTZ SPE/4

R$ 63.135

004426-1

Chevrolet Onix 1.4 LTZ SPE/4 (Aut)

R$ 65.969

004439-3

Chevrolet Onix 1.4 Effect SPE/4

R$ 62.417

004460-1

Chevrolet Onix 1.4 Advantage SPE/4 (Aut)

R$ 62.298

004488-1

 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile