O que tem de melhor e o que tem de pior na Fiat Strada 2025

A Fiat Strada se mantém no topo no ranking das vendas este ano. De janeiro a abril foram 49.050 unidades vendidas. Mas será que ela realmente faz jus a tanto sucesso? Listamos o que tem de melhor e o que tem de pior na Fiat Strada 2025. Acompanhe!

O que tem de melhor e o que tem de pior na Fiat Strada 2025? – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

O que tem de melhor e o que tem de pior na Fiat Strada 2025?

Atualmente, a Fiat Strada é oferecida com duas motorizações e 4 versões, são elas:

Em geral, é uma picape usada tanto no meio urbano como no rural, como uma opção interessante e relativamente acessível. 

Vamos aos pontos fortes e fracos:

O que a Fiat Strada tem de melhor?

Versatilidade 

A Strada se destaca por sua versatilidade, atendendo com maestria às mais diversas necessidades de trabalho e lazer. 

A caçamba espaçosa para a categoria. De acordo com a marca, oferece até com caçamba de até .354L e capacidade de carga de até 720kg na versão cabine plus, além de volume de 844L e capacidade de até 650kg.

Além disso, a dirigibilidade em terrenos acidentados é outro ponto forte, graças à sua altura livre do solo de 214 mm. 

Motorização 

As versões com motor 1.3 Firefly entregam 109 cv e 14,2 kgfm com etanol e 101 cv e 13,7 kgfm com gasolina. 

Já as versões com motor 1.0 turbo T200 tem um desempenho melhor: 130 cv de potência e 20,4 kgfm. 

Ambos os conjuntos garantem um desempenho ágil e prazeroso de dirigir, tanto na cidade, quanto na estrada. 

Motor 1.0 turbo T200 Fiat Strada – Foto: Divulgação

 

Eficiência energética

A Strada também se destaca por sua eficiência de consumo. Os modelos com motor turbo fazem 12,1 km/litro na cidade e 13,2 km/litro na estrada com gasolina. Com etanol, 12,1 km/litro e 8,3 km/litro (números do Inmetro. 

Tecnologia 

A linha 2025 está mais tecnológica do que nunca. Além da nova motorização, todas as versões abandonaram a direção hidráulica e adotam agora a assistência elétrica. 

Além disso, contam com ar-condicionado, computador de bordo e assistente de partida em rampa e a central multimídia UConnect.

O que há de pior na Fiat Strada 2025?

Agora vamos aos pontos negativos da picape:

Acabamento interno

A Fiat poderia ter investido mais no acabamento interno da Strada 2025, que não tem muita coisa de novo em relação às versões anteriores (mais recentes). Ainda há muito plástico rígido no painel e nas portas. 

Segurança

A última avaliação do Latin Ncap, entidade que mede o nível de segurança nos carros vendidos na América Latina deu a Strada apenas 1 estrela (de 5) 

Entre os as vulnerabilidades apontadas estão a estrutura instável, airbags laterais de baixo desempenho, diferenças nos assentos entre versões no impacto traseiro e falta de tecnologias de assistência à segurança.

Strada recebe nota 1 na Latin Ncap – Foto: Divulgação

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Espaço interno

O espaço interno não é dos maiores, principalmente nos bancos traseiros, pode ser um pouco apertado para pessoas mais altas, especialmente na versão com cabine dupla. 

Suspensão 

A suspensão da Strada é calibrada para o off-road, o que pode torná-la um pouco dura para o uso diário. 

Além disso, há relatos de problemas na suspensão com poucos km rodados. Veja um trecho do relato de um proprietário para a seção “Opinião do dono” no Portal iCarros:

“Com 35 mil/km km a suspensão já não prestava. com 40 mil/km farol de led queimou e caixa de direção quebrou. Carro extremamente frágil.” 

Lentidão no câmbio

Tanto o câmbio manual, quanto o câmbio CVT apresentam lentidão em algumas situações, como em retomadas e ultrapassagens. 

Veja a opinião do dono:

Veículo dá tranco nas trocas de marcha em baixa velocidade. concessionárias dizem que o defeito está no jeito de dirigir o veículo, ou seja, você deve mudar a sua forma de dirigir para corrigir o problema que o carro tem.

Preço

Pagar R$ 103.990 em uma versão de entrada com cabine simples e sem muitos itens pode parecer caro em primeiro momento. Já as versões que beiram os 140 mil poderiam oferecer mais por este valor.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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