O que são os carros autônomos da Uber? Entenda o projeto de testes do nível 4
Os carros autônomos da Uber vêm aí. Stellantis, Nvidia e Foxconn criam robotáxis Nível 4 para 2028. Saiba como vai funcionar
O futuro chegou! Os carros autônomos da Uber estão mais perto de se tornarem realidade, e a Stellantis (dona da Fiat e Jeep) anunciou uma parceria gigante com a Uber. Elas vão criar robotáxis de Nível 4, que rodam sozinhos e sem motorista. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
O que são os carros autônomos da Uber Nível 4?
O “Nível 4” é o que define tudo. Ele significa que o carro pode dirigir 100% sozinho. Ele não precisa de intervenção humana em áreas específicas. O projeto faz parte da estratégia de “carros definidos por software” (SDV) da Stellantis.

A ideia é que esses veículos sejam robotáxis. Eles foram feitos para rodar 24 horas por dia. O objetivo é ter um custo de operação muito baixo. As operações comerciais devem começar em 2028.
Os Estados Unidos serão os primeiros países a receber a novidade, e os testes começam nos próximos três anos.
Parceria de gigantes da tecnologia
Mas a Uber não está sozinha nessa. O projeto une quatro empresas gigantes, cada uma tem uma função clara para fazer o robotáxi funcionar perfeitamente. Dá só uma olhada:
- Stellantis: cuida do design e da produção dos veículos.
 - Nvidia: fornece o “cérebro” do carro. É o sistema de inteligência artificial.
 - Foxconn: ficará responsável pela integração de toda a parte eletrônica.
 - Uber: vai operar os robotáxis em sua plataforma de transporte.
 
Como será a tecnologia dos robotáxis?
A princípio, os carros usarão uma nova arquitetura chamada AV-Ready. Ela já vem preparada para receber todos os sensores, isso inclui radares, câmeras e sistemas de segurança duplicados. O processador será o <!–>Nvidia Drive AGX Hyperion 10–>. Ele é o responsável por “ler” o trânsito em tempo real.
A promessa é que ele reaja com a mesma precisão de um humano.
Novo modelo de negócio
Para a Stellantis, esse mercado de mobilidade pode gerar € 20 bilhões (euros) por ano até 2030. Antonio Filosa, CEO da Stellantis, comentou a parceria.
“O objetivo é criar uma base tecnológica capaz de oferecer uma mobilidade mais inteligente, segura e eficiente“, disse Filosa. A aposta é transformar carros em plataformas de serviço. A experiência da Uber é chave para fazer isso dar certo.
Com isso, a chegada dos carros autônomos Nível 4 vai mudar a forma como usamos o transporte.
E você, teria coragem de andar em um carro sem motorista? Deixe sua opinião nos comentários!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.