O que o SUV elétrico mais vendido do País é capaz de entregar?

Os últimos meses têm sido positivos para os veículos elétricos com um fator em comum com o mercado convencional: a preferência pelo SUV.

O início de ano tem sido bom para os veículos elétricos de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Além disso, o extrato desse segmento traz uma característica em comum com o mercado convencional de automóveis: a preferência crescente pelo SUV. Dssa forma, confira o que o SUV elétrico mais vendido do Brasil é capaz de entregar.

O que o SUV elétrico mais vendido do País é capaz de entregar?

XC40 com dois motores possui 408 cv de potência (Foto: Divulgação)

Confira os detalhes sobre o SUV elétrico mais vendido do Brasil

Segundo a ABVE, os dois primeiros meses de 2023 tiveram 8.797 unidades de veículos elétricos vendidos. A entidade ainda não divulgou números relacionados ao último mês.

Ainda assim, é possível dizer que 2023 pode ser o melhor ano para esse segmento nos últimos anos.

No primeiro bimestre do ano, os veículos elétricos leves registraram aumento de 47% sobre o mesmo período do ano passado.

O ano de 2022 foi responsável pelo crescimento de 197% das vendas de veículos elétricos no país.

De acordo com esse cenário, uma característica do mercado de veículos elétricos cruza com o segmento tradicional de emplacamentos automotivos: a preferência em escala pelos SUVs.

Volvo XC40 foi o mais vendido no último ano

De olho nesse contexto, o Volvo XC40 foi o veículo elétrico mais vendido do Brasil em 2022 com 1.914 unidades comercializadas.

De acordo com a montadora sueca, neste ano, o Volvo XC40 soma 493 unidade vendidas no primeiro trimestre, o que representa praticamente um quarto de todas as vendas do segmento no ano, com 24,4% de participação no mercado.

Em fevereiro deste ano, porém, o modelo foi superado pela dupla da Toyota: Corolla Altis e Corolla Cross.

Foram 1.577 comercializações do Corolla Cross, 1.073 do Altis e 775 do XC60, fechando o topo no segundo mês do ano.

Diferentemente do que vem acontecendo no segmento de automóveis convencionais, com a ”substituição” do sedã pelo SUV na preferência do público, na divisão de elétricos, os carros de turismo ocupam a ponta.

O que o SUV elétrico mais vendido do País é capaz de entregar?

Volvo XC40 foi o veículo elétrico mais vendido de 2022 e começa 2023 em destaque novamente (Foto: Divulgação)

Volvo XC40 em detalhes

O principal modelo elétrico da Volvo possui duas versões, umas delas com dois motores.

Na versão Recharge com um motor, o mesmo tem 231 cv de potência e 423 km de autonomia pelo preço de R$ 329.950. O modelo vai de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

Já na versão mais completa com dois motores, a capacidade combinada é de 408 cv de potência, além de alcance de 418 km por R$ 399.950. O modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos.

Em ambas as versões o Volvo XC40 traz: sistema de estacionamento com câmera 360º, frenagem automática de emergência, auxílio para mudança e manutenção de faixa, além de sistema de navegabilidade do Google.

Por fim, o modelo conta com 1,64 metros de altura, 1,86 m de largura (2,03 com espelhos retrovisores) e 4,40 m de comprimento.

Além disso, traz 414 litros de espaço no porta-malas e espaço para compartimento de carga ao lado do motor.

O que o SUV elétrico mais vendido do País é capaz de entregar?

XC40 com dois motores possui 408 cv de potência (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA