O que já sabemos sobre o Toyota GR Corolla, que chega em 2023

A chegada do Toyota GR Corolla ao Brasil foi confirmada para 2023. Este carro possui um visual bastante ousado e um motor de 304 cv.

Diversos hatches esportivos fizeram sucesso no Brasil e os fãs deste tipo de carro possuem muitos motivos para comemorar. Um deles é a chegada do Toyota GR Corolla ao Brasil, que foi confirmada pela montadora japonesa para 2023. Este carro tem um visual bastante ousado. Além de possuir um poderoso motor de 304 cv.

O Toyota GR Corolla chegará ao Brasil em 2023 (Foto: Divulgação/Toyota)

O Toyota GR Corolla está confirmado para 2023

Este anuncio foi feito por meio das redes sociais da marca. Ainda não há uma data específica para a chegada do novo veículo. Na publicação, há apenas a foto do carro e uma legenda que diz “Vem aí em 2023 o GR Corolla, um Corolla como você nunca viu antes”. Mas o fato da montadora falar sobre a chegada do modelo já é uma boa notícia.

Quando for lançado, o Toyota GR Corolla será mais um produto da linha GAZOO Racing disponível em solo brasileiro. Hoje em dia, a Hilux, o Corolla sedã, o Corolla Cross e a SW4 já possuem elementos da linha esportiva. Claro, no caso do futuro lançamento da marca, ele se destacará por conta de outros motivos.

Fabricado no Japão, o modelo será vendido em várias partes do mundo. Os interessados poderão escolher entre as versões Core Grade e Circuit Edition. A opção esportiva do Corolla hatch foi apresentada neste ano e também usa como base a plataforma TNGA-C. A marca diz que o aumento no número de pontos de solda melhorou a rigidez.

Toyota GR Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

Toyota GR Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

O visual deste carro traz detalhes interessantes. A grade dianteira, por exemplo, pode vir na cor preto brilhante. Já o conjunto óptico traz faróis, luzes DRL e faróis de neblina em LED.

Destacamos ainda os para-lamas (dianteiros e traseiros). Enquanto isso, os retrovisores externos elétricos aquecidos e as molduras de janela são em preto brilhante.

Toyota GR Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

No entanto, as duas versões trazem diferenças importantes. O modelo Circuit Edition traz um capô com dutos de ar funcionais. Além de teto de fibra de carbono e spoiler traseiro na cor preto fosco. Enquanto isso, a modelo Core Grade vem com capô de alumínio com teto colorido, saídas de ar funcionais e spoiler traseiro em preto brilhante.

Interior

Toyota GR Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

As diferenças entre as versões do Toyota GR Corolla também aparecem no interior. O modelo Circuit Ediiton traz acabamento na cor preta. Já o vermelho aparece nas maçanetas, no console central, no volante e nas saídas de ar laterais. Podemos citar ainda os bancos esportivos em camurça Brin Naub e couro sintético com costuras vermelhas.

Sem falar do controle climático automático e entre outros itens exclusivos. Já o modelo Core traz bancos esportivos em tecido. Além de detalhes em preto e prata no interior e bancos dianteiros aquecidos (pacote Cold Water). Ambas as versões trazem uma central multimídia de oito polegadas.

Toyota GR Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

O interior também conta com painel de instrumentos de 12,3 polegadas. Dependendo da versão, o carro ainda pode vir com carregador de smartphone sem fio, botão Start/Stop, duas entradas USB, tomada 12V, sistema de atualizações remotas, Toyota Safety Sense, Blind Spot Monitor e entre outros.

Conjunto mecânico

Toyota GR Corolla (Foto: Divulgação/Toyota)

O Toyota GR Corolla está equipado com um motor 1.6 Turbo de três cilindros (injeção direta). Este propulsor pode gerar uma potência máxima de 304 cv e um torque máximo de 37,7 kgfm. O motor está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades. Ainda vale destacar a presença do sistema GR-Four.

De acordo com a Toyota, esta é uma tração AWD baseada nos carros de rally da marca. Sem falar da suspensão dianteira tipo MacPherson e da suspensão traseira com um sistema multlink do tipo double-wishbone.

Por aqui, ele deve ser o grande concorrente do Honda Civic Type R. Ou seja, dois carros japoneses que irão brigar pela preferência dos gearheads de todo o Brasil.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile