O que já sabemos sobre o Novo Volkswagen Polo 2023
O novo Volkswagen Polo 2023 foi lançado na Europa recentemente e ficou bastante parecido com a oitava geração do VW Golf. Conheça!
Mesmo com suas diferenças, VW Polo e VW Golf foram considerados irmãos. Mas parece que eles ficaram mais próximos nos último anos. Ainda mais neste ano de 2021. O novo Volkswagen Polo 2023 foi lançado na Europa recentemente e ficou bastante parecido com a oitava geração do seu irmão maior. Sem falar que o carro ganhou novos itens. E todas essas novidades podem chegar ao Brasil em breve.
A atual geração do VW Polo foi lançada originalmente em 2017. Quatro anos depois, ou seja, neste ano, o modelo reestilizado foi apresentado na Europa. Hoje, ele custa a partir de 17.115 euros (preço da Alemanha) e sua linha é formada por cinco versões. Aqui no Brasil, a expectativa é que o novo Polo apareça no ano que vem. Mas ainda não há informações oficiais.
O que já sabemos sobre o Novo Volkswagen Polo 2023
No entanto, vale lembrar que a própria Volkswagen já anunciou a chegada de uma versão mais simples (Polo Track) em 2023. O modelo foi um dos primeiros a se basear na plataforma modular MQB-A0. Hoje, a sua “família” ainda conta com o Virtus (que também pode mudar), o Nivus e o T-Cross. Sem falar dos carros vendidos no Velho Continente. O novo Volkswagen Polo 2023 seguirá as atualizações do modelo europeu.
Este novo carro trouxe detalhes que o deixaram mais próximos ainda com o VW Golf (que está em sua oitava geração). A dianteira, por exemplo, a grade frontal foi substituida e está mais fina que a do modelo anterior. Ela combina bem com o conjunto óptico frontal. Este traz novos faróis afilados (e em LED). É possível adicionar um pacote que adiciona faróis com tecnologia LED Matrix com o sistema IQ. Light.
Sem falar que o carro também pode trazer aquela mesma barra de LED usada pelo Taos. Ou seja, deixando o carro mais sofisticado. O para-choque também foi redesenhado. Outra grande novidade da carroceria é a traseira. As lanternas (em LED) ficaram maiores. A nova parte invade uma boa parte da tampa do porta-malas. Este é mais um detalhe em que o carro lembra o Golf.
A versão R traz ainda difusores na cor preto brilhante. Vale destacar ainda que o modelo GTI (apresentado em junho) traz pequenas diferenças na grade e na região do para-choque: ambas as partes possuem formato de colmeia. Sem falar que o design dos faróis de neblina mudam também. Já o teto e os retrovisores são na cor preta. Enquanto isso, o próximo Polo Track pode vir com visual totalmente diferente do descrito acima.
Interior
O novo Volkswagen Polo 2023 também virá com novidades no lado interno. O painel, por exemplo, passa a impressão que o carro ficou mais sofisticado. Já o estilo da central multimídia dependerá da versão. Na Europa, esta peça pode ser a 6,5 polegadas (Composition Media), 8 polegadas (Ready2Discover), 8,0 polegadas (Discover Media) e de 9,2 poelgadas (Discover Pro).
Já o sistema utilizado pode ser tanto a matriz modular de infotainment de segunda geração (MIB2) quanto a de terceira geração (MIB3). Um fato que as une todas estas versões é o fato dos ocupantes poderem emparelhar seus dispositivos por meio do Android Auto e do Apple CarPlay sem a necessidade de fios.
Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!
Este novo carro ainda traz painel digital de instrumentos e ar-condicionado Climatronic para ajudar no conforto. Agora, pensando na segurança de todos os ocupantes, o carro conta com seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, Lane Assist, detector de fadiga e entre outros.
Conjunto mecânico
As versões do novo Volkswagen Polo 2023 devem vir com os quase os mesmos motores usados hoje em dia. Isso porque a presença do propulsor 1.6 16V MSI ainda é uma incógnita. Este pode vir debaixo do capô do VW Polo Track. Já o motor 1.0 TSI (200 TSI) deve continuar equipando as versões Comfortline e Highline. Ele pode gerar uma potência máxima de 128 cv e um torque de 20,4 kgfm.
Sem falar da transmissão automática de seis velocidades. Enquanto isso, o VW Polo GTS deve continuar com seu 1.4 TSI (250 TSI) de 150 cv de potência e 20,4 kgfm de torque máximo. A transmissão é a mesma dos modelos mais baratos.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.