O que já sabemos sobre o Mini Renegade, o “Fiat Pulse da Jeep”
Um dos carros fabricados na cidade de Tychy será um veículo que ficará posicionado abaixo do Renegade. Veja mais sobre o "Fiat Pulse da Jeep"
Os SUVs vem ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo. E as marcas do grupo Stellantis podem ganhar três novos utilitários esportivos nos próximos anos. Todos eles serão feitos na Polônia. Um deles será um veículo que ficará posicionado abaixo do Renegade. Este “Fiat Pulse da Jeep” usará como base uma plataforma da Peugeot bastante conhecida. Saiba mais!
Mini Renegade, o “Fiat Pulse da Jeep”
Esta informação foi divulgada o site especializado Automotive News Europe. De acordo com ele, todos os veículos serão produzidos em uma fábrica localizada na cidade de Tychy. Hoje, ela está já está sendo usada pelo grupo para a fabricação do Fiat 500 e do Lancia Ypsilon. Ao todo serão três modelos novos: um é da Jeep; um da Fiat e outro da Alfa Romeo. Sendo que a produção dos dois primeiros já foi aprovada.
Todos eles seriam baseados na plataforma CMP. Esta já está sendo utilizada em vários carros da Stellantis, como o e o novo Opel Mokka e o atual Peugeot 208. No caso do veículo da montadora norte-americana, ele ficará abaixo do Renegade. Conhecido como Jeep 516, ele pode começar a ser produzido ainda neste ano. Mais precisamente no mês de novembro. E ele já tem até um cronograma para o lançamento.
Uma versão 100% seria lançada em fevereiro. Enquanto isso, em 2024, seria a vez de uma versão equipada com um sistema híbrido-leve ser apresentada ao mundo. Ao todo seriam 110 mil unidades produzidas por ano deste “Fiat Pulse da Jeep”. Neste caso, ela aproveitaria que a plataforma CMP possui a vantagem de poder ser usada em carros elétricos. Lembrando que o 208 e o Mokka são dois exemplos de carros que possuem versões eletrificadas.
E algumas declarações recentes de dirigentes da marca mostram justamente o cenário. Ao site especializado Auto Express, Mark Allen, chefe de design exterior da Jeep, deu uma pista sobre a chegada de novos modelos “Renegade é um modelo do segmento B, então obviamente há espaço abaixo disso e isso é algo que estamos olhando. Mas provavelmente não estamos olhando para algo maior do que Wagoneer – é um monstro!”.
Comercialização e motorização
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
Quais são os mercados que iriam receber o “Fiat Pulse da Jeep”? Esta é uma pergunta bastante interessante. O futuro modelo da marca está sendo desenvolvido na Itália e na Índia. E a expectativa é que estas duas regiões sejam os mercados onde ele será comercializado nos próximos anos anos. No último caso, ele pode chegar para concorrer com Nissan Magnite, Renault Kiger e outros SUVs do mesmo porte.
Provavelmente ele não será lançado por aqui. A marca acabou de lançar o novo Renegade 2023 e é a principal referência no mercado de SUVs. Agora, com relação ao conjunto mecânico deste Jeep 516, o Automotive News Europa diz que o carro poderá usar propulsores e transmissões do Grupo PSA (Peugeot e Citroën). Um motor bastante especulado na imprensa é o 1.2 PureTech Turbo.
Os motores usados no Peugeot e-208 GT também podem vir para o modelo. Neste caso, ele seria alimentado por baterias fornecidas pela empresa chinesa CATL. Só que no ano que vem, o fornecedor mudaria para a BYD. Christian Meunier, CEO da Jeep, disse em entrevista ao ABC News que o primeiro elétrico seria apresentado no final deste ano. Ou seja, agora só nos resta esperar os próximos passos.
É importante pontuar que a Fiat também pode ter um carro feito sobre a plataforma CMP. Ainda não há informações oficiais, mas segundo o Automotive News, este SUV começará a ser fabricado em abril de 2023. Lembrando que existe um modelo bastante especulado na Europa. Ele usaria a base do Fiat Concept Centoventi e já até teria sido flagrado na Europa. Por fim, um modelo da Alfa Romeo (chamado Brennero) deve surgir no último trimestre de 2023.
Com informações de Automotive News Europa/ElectricVehicleWeb
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.