O que fazer em caso de pane seca e quais as consequências do problema
A pane seca, causada pela falta de combustível, traz uma série de problemas para o carro, condutor e outros carros na via. Entenda!
A pane seca pode trazer inúmeras consequências, não só para o veículo, mas também o condutor e os veículos com quem ele divide as vias públicas. E é justamente por agregar tanto que ficar sem combustível é tão perigoso. Entenda!
Os riscos da pane seca
O carro parar por falta de combustível não é considerado uma infração de trânsito, exceto quando, em função da pane seca, o veículo colocar em risco o trânsito ou interromper o fluxo da via.
Nesses casos, de acordo com o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a pane seca é infração de trânsito, sujeita a multa de R$130,16, além de adicionar 4 (quatro) pontos na carteira de motorista do infrator.
É uma infração média, pois o órgão entende que o condutor tem a responsabilidade de manter o carro abastecido com uma quantidade que possa garantir seu trajeto com segurança. Ele também entende que o marcador e o computador de bordo existem justamente para ajudar o condutor a evitar esse problema.
As consequências financeiras, como a multa, são só uma parte do estrago que a pane seca pode trazer de prejuízos ao carro. A segurança de quem utiliza a via também é colocada em risco. Imagine ficar sem combustível em uma via movimentada? Há riscos de acidentes e interrupção do fluxo de veículos, principalmente se o carro ficar parado no meio da via.
Danos ao veículo
Sem contar os danos ao veículo, principalmente se o problema for recorrente. Quando o carro fica sem combustível, pode ocorrer falhas no sistema de ignição e na bomba de combustível. Em alguns casos, a bomba “queima”, sendo necessária a troca, senão o carro não anda.
Além disso, se o tanque estiver completamente vazio, alguns resíduos podem se formar e acumular no fundo do tanque. Quando esses resíduos são sugados pelo motor, o problema é maior com danos graves à sua estrutura, o que acarreta inclusive na queima do motor.
O que fazer quando ocorrer a pane seca
O primeiro passo é ir para o acostamento, colocar o triângulo (equipamento obrigatório) para sinalizar que o veículo não está em condições de trafegar. Essa atitude pode evitar acidentes de trânsito.
O passo seguinte é buscar uma solução:
- buscar o posto de gasolina mais próximo;
- solicitar um guincho;
- acionar o seguro (se você tiver segurado para pane seca). O seguro vai enviar apoio com o combustível para chegar até o posto mais próximo.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.