O que este modelo tem de tão especial para ser o carro eletrificado mais vendido do País?
Este SUV é o carro eletrificado mais vendido do país. Veja os motivos dele ser um dos mais desejados dos brasileiros.
Trata-se do Toyota Corolla Cross, de acordo com os dados da ABVE, ele é o modelo eletrificado mais vendido. Em março, ele emplacou 1.184 unidades, enquanto o segundo lugar, o Toyota sedan, emplacou 583. Em terceiro lugar está o Volvo XC60, com 504 unidades vendidas.
Corolla Cross – o carro eletrificado mais vendido do país
O Corolla Cross XRV Hybrid, vendido por R$ 206.690,00 é a versão híbrida de entrada do SUV. Produzida em Sorocaba (SP) sobre a mesma plataforma TNGA-C do sedã e as mesmas duas opções de “powertrain”.
As duas versões híbridas: XRV e XRX são equipadas com motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson. O sistema funciona em conjunto com dois propulsores elétricos que juntos rendem até 122 cv de potência. Também conta com bateria de níquel-hidreto metálico e transmissão Hybrid Transaxle.
É uma motorização de respeito, necessária para mover esta máquina de 1.450 kg e dimensões: 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de distância de entre-eixos.
Apesar de levar o nome Corolla, o design pouco lembra o irmão sedan. A dianteira conta com faróis LED afilados, além de uma grade em formato de favo de mel e uma entrada de ar inferior grande, que lhe compreende uma aparência mais esportiva. Já o corpo é formado por linhas aerodinâmicas com formato mais arredondado, criando uma sensação de robustez.
O interior é espaçoso, sofisticado e muito confortável, unindo assentos amplos, com ajustes elétricos e muito espaço para as pernas. O painel de instrumentos é moderno, formado por uma tela touch central, além de display digital de instrumentos.
O que sustenta o Corolla Cross no topo?
O conjunto da obra. Quando vejo um Corolla Cross na rua eu falo para quem estiver ao lado: era esse que eu queria comprar. Penso: quem não queria ter um carro das categorias mais desejadas do país, bonito, econômico, confiável, cheio de recursos e etc, etc?
Temos aqui um SUV moderno, com apelo sustentável, mas o que muita gente leva em consideração é a economia. Há proprietário que confirma a capacidade do veículo de fazer mais de 17 km/l por conta do avançado sistema de aproveitamento da energia cinética.
Se você pode e quer pagar mais de 150 mil em um automóvel, porque não cogitar o Corolla Cross, que apesar de ser um pouco mais caro, vai trazer um retorno considerável, principalmente se levar avaliar o desempenho de alguns SUVs com motor a combustão, que não chega a 11 km/l. É algo a se considerar visto o preço dos combustíveis nas alturas.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.