O que é o ESC do carro e o que diz a lei sobre sua obrigatoriedade
Nem todo motorista sabe o que significa a função ESC do carro, presente em muitos modelos. Porém, o controle agora é obrigatório no país!
Nem todo motorista sabe o que significa a função ESC do carro, que está presente em muitos modelos atualmente. No entanto, o controle agora é obrigatório no país. Veja o que diz a lei.
Função ESC do carro
O ESC ou ‘’Controle Eletrônico de Estabilidade’’ do carro é um sistema criado para melhorar a segurança nas estradas.
O Controle de Estabilidade é um sistema eletrônico avançado projetado para ajudar os motoristas a manter o controle de seus veículos em situações de emergência ou em condições de direção desafiadoras.
A tecnologia está presente sobretudo nos modelos mais novos do mercado automotivo nacional e mundial e auxilia o motorista em perímetros de constantes curvas e outras situações que saem do comum na experiência de viagens.
Dessa forma, o ESC age monitorando continuamente a trajetória do veículo e detectando qualquer desvio inesperado da rota pretendida.
Situações inesperadas
Quando o Controle de Estabilidade detecta que o veículo está prestes a entrar em uma situação de derrapagem ou perda de controle, ele intervém automaticamente, aplicando frenagem seletiva em cada roda individualmente e ajustando o torque do motor.
Sendo assim, o sistema ajuda a corrigir a trajetória do veículo e a evitar acidentes, especialmente em curvas acentuadas, superfícies escorregadias ou manobras mais bruscas.
O objetivo principal do Controle de Estabilidade é proporcionar segurança adicional aos ocupantes de um veículo.
Para isso, o sistema reduz significativamente o risco de capotamento e colisões causadas por perda de controle do veículo.
O que diz a lei
A partir de 2024, o Controle de Estabilidade passou a ser item obrigatório nos novos veículos produzidos ou importados para o Brasil.
A obrigatoriedade segue norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) através do inciso I do art. 12 da Lei nº 9.503 que institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo Danilo Ribeiro, Coordenador do CTTi (Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação) da DPaschoal, a decisão representa avanço:
‘’Estudos demonstraram que veículos equipados com esse sistema têm uma probabilidade significativamente menor de se envolverem em acidentes graves do que aqueles sem essa tecnologia. Isso significa que o ESC pode salvar vidas e reduzir o número de acidentes nas estradas brasileiras, tornando a condução mais segura para todos os usuários da via. A regulamentação é um passo importante na direção certa e deve ser recebida com entusiasmo por todos os envolvidos na indústria automobilística e pela sociedade como um todo’’, declara Danilo.
Outros itens passam a ser obrigatórios
Além do Controle de Estabilidade, a nova norma do Contran também obriga em novos veículos, as luzes diurnas de condução, alerta de uso do cinto de segurança e o alerta de frenagem de emergência.
Como resultado dessa regulamentação, os consumidores podem esperar que todos os novos veículos estejam equipados com o ESC e os outros sistemas de segurança.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.