O que é o Conduapp?

Quer trabalhar pelos aplicativos de corrida? Vai precisar saber o que é o CONDUAPP, um tipo de cadastro obrigatório para quem roda na Uber, 99 e Cabify. Mas fique tranquilo que é fácil obter. Continue lendo e saiba tudo sobre o tema. 

O que é CONDUAPP? Foto: Freepik
O que é CONDUAPP? Foto: Freepik

O que o CONDUAPP?

O CONDUAPP é a sigla para Cadastro Municipal de Condutores de Aplicativo. É um certificado obrigatório para motoristas que desejam trabalhar em plataformas de serviços de transporte na cidade de São Paulo. 

Basicamente, se trata de um cadastro que comprova a competência daquele motorista para oferecer um serviço de transporte seguro e de qualidade aos passageiros. 

Não é um documento impresso, mas sim uma consulta online presente no banco de dados da prefeitura. Basta inserir o CPF e a busca indica se o cadastro está ativo ou não.

O cadastro existe desde 2018, regulamentado pela Resolução 16 do Decreto 56.981/2016. Caso o motorista de app seja flagrado sem ele, pode ser multado e ter o veículo retido.  

Como obter o CONDUAPP?

Pelo próprio app, mas para isso o candidato precisa cumprir os requisitos:

  • Ter CNH válida com EAR (Exerce Atividade Remunerada). Essa observação pode ser adicionada à CNH em qualquer posto do Detran ou clínica conveniada.
  • Comprovar a inexistência de antecedentes criminais por meio de documento obtido no site da Polícia Civil do Estado de São Paulo.  
  • Além dos documentos – comprovante de residência, número do Renavam do seu veículo, inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Veja o processo de emissão para CONDUAPP presente na página da Uber:

  1. Primeiro passo: o motorista parceiro envia os documentos para a Uber.

  2. Segundo passo: a Uber avalia esses documentos e verifica se eles estão válidos.

  3. Terceiro passo: a Uber envia esses dados para a prefeitura – (no caso de CONDUAPP, por exemplo, a Uber compartilha os dados somente quando o parceiro conclui as duas etapas: enviar a declaração de endereço e concluir o curso de formação). 

  4. Quarto passo: a Prefeitura recebe os dados, avalia, cadastra os motoristas e devolve essa informação para a Uber.

  5. Quinto passo: a Uber recebe a lista de motoristas e veículos cadastrados da prefeitura e envia uma confirmação para os motoristas parceiros.

Leia também:

Uber terá serviço de transporte de ônibus – Veja como vai funcionar.

Quanto custa o curso CONDUAPP?

É gratuito para motoristas parceiros da Uber e 99. Já o custo da EAR é de  R$ 136,14, incluindo o exame médico de aptidão física e mental, avaliação psicológica e emissão da nova CNH.

Como consultar se o o CONDUAPP está ativo?

O status pode ser consultado no site da Prefeitura, através deste link.

Rodar sem o CONDUAPP rende multa?

Sim, no valor de R$ 5.100. Além disso, o motorista não poderá rodar pela Uber, visto que se trata de um dos requisitos para ser um motorista parceiro.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar