O que aconteceu com ele? De líder da categoria para fora do top 10

A alteração mais impactante no setor automotivo recentemente foi a desse hatch, que saiu da liderança para 14º no ranking geral. Confira.

O ano de 2023 vai se aproximando da metade e o setor automotivo, dinâmico como é, apresenta mudanças em relação a 2022. A alteração mais impactante, porém, é a desse modelo que saiu de líder de sua categoria para 14º no ranking geral. Confira.

Principal modelo da Hyundai sai do top 10 de veículos mais vendidos (Foto: Divulgação)

De líder da categoria para fora do top 10

O Hyundai HB20, um dos hatches mais famosos do país e classicamente um dos rivais mais duros do atual líder do segmento Chevrolet Onix, o HB20 não vive os mesmos dias de glória de outrora.

Apesar de ainda ser o principal veículo da Hyundai no país em 2023 com o 5º lugar geral no acumulado do ano até aqui, o HB20 não foi bem em vendas no mês de maio, de acordo com o desempenho de emplacamentos que se acostumou a ter no país.

Tal histórico positivo de aproveitamento fez com que o Hyundai HB20 saboreasse o gosto da liderança entre os hatches por alguns meses no ano passado, superando Onix e cia, o que parece cada vez mais distante de se repetir.

Maio não foi dos melhores meses para o HB20 em vendas a varejo (Foto: Divulgação)

Fora do top 10

De acordo com dados periódicos divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Hyundai HB20 registrou em maio 4.245 emplacamentos. 

Os números fizeram com o que o modelo mais relevante da montadora coreana no Brasil ficasse em 4º lugar entre os hatches e 14º no ranking geral, entre todas as categorias.

Tais registros tiraram também a condição de modelo mais comercializado da Hyundai no período, posto perdido em maio para o utilitário esportivo (SUV) Creta, com 5.268 vendas, desempenho 24% maior.

Interior do Hyundai HB20 (Foto: Divulgação)

Motivos da queda

Um dos motivos mais atribuídos do declínio do Hyundai HB20 se dá por grande parte de suas comercializações terem o perfil de vendas diretas, como locadoras, por exemplo. 

Tal característica, por não compreender as vendas para o público final, compromete o resultado do HB20 na lista geral de emplacamentos de entidades com a Fenabrave.

Como a própria associação alerta, este tipo de venda evidencia atualmente um aumento percentual por uma queda mais significativa nas vendas a varejo (para o público final), que estão, naturalmente, mais suscetíveis às oscilações do mercado.

Desta forma, o perfil de compradores do Hyundai HB20 tem sido cada vez mais mesclado, o que modifica a análise em comparação com os demais.

Para se ter uma ideia, em maio de 2023, praticamente 43% das vendas de automóveis no país foram as chamadas ”vendas diretas”, para CNPJ, ou seja, locadoras, frotistas, concessionárias e etc.

Qual seria o caminho para o Hyundai HB20 voltar ao topo do ranking nacional? (Foto: Divulgação)

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile