O que acontece com carro elétrico no frio? Você vai se surpreender

Veículo elétrico no frio: entenda as principais consequências

O veículo elétrico, assim como o modelo a combustão, também sofre com as baixas temperaturas. A seguir, o Garagem360 revela quais são os impactos do frio para os carros dessa categoria. Acompanhe!

BYD Dolphin – Foto: Nicole Santana – Garagem360

Como é o comportamento dos veículos elétricos no inverno? 

Arrancadas 

BYD Dolphin – Foto: Nicole Santana – Garagem360

Os veículos elétricos têm o mesmo problemas dos híbridos e a combustão. Ou seja, são mais lentos para arrancar. Além disso, eles perdem a eficiência quando as temperaturas estão mais baixas. 

Leia também:

Recarga lenta

Os pontos de recarga, sobretudo aqueles que ficam ao ar livre, também ficam mais lentos devido às reações químicas no interior. Com isso, é preciso ter mais calma, uma vez que o veículo elétrico ficará mais tempo parado até completar a carga. 

Perda de autonomia 

De acordo com testes feitos pelo grupo de defesa do consumidor Consumer Reports, a autonomia dos veículos elétricos também costuma ser afetada com os dias mais frios. 

O levantamento revelou que houve uma queda de quase 25%, em média, nas regiões onde o clima ficou abaixo de zero, em comparação com os locais com temperaturas mais quentes. 

Como proteger os veículos elétricos no frio? 

Siga estas dicas:

Estacione o carro em locais adequados 

Dê preferência para estacionar o seu veículo elétrico em locais cobertos. A exposição ao frio prejudica a durabilidade da bateria. 

Programe o carro para pré-aquecer 

Antes de sair de casa, lembre-se de fazer esse processo. Ele é muito importante porque impede de esperar o veículo ligar e, além disso, economiza bateria. 

Evite o aquecimento

Se possível, opte pelos bancos e volantes climatizados, pois essa prática contribui para não forçar a bateria. 

Faça uma manutenção preventiva 

Ao realizar a manutenção preventiva, é importante que você confira se o veículo elétrico está balanceado e com os pneus calibrados. Afinal, um desequilíbrio pode ser compensado na bateria, que irá durar menos ainda. 

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe sobre veículos elétricos e híbridos. 

Leia também: Elon Musk brasileiro cria carro que faz 1.000 km com 30 l de etanol: “melhor que elétrico”

Escrito por

Matheus Azevedo

wpDiscuz
Sair da versão mobile