O que a cor de um carro e de um iPhone tem em comum? Nós respondemos!
Você já parou para pensar no que a cor de um caro e de um iPhone tem em comum? A gente te conta agora; confira!
Em algum momento você já se perguntou o que a cor de um carro e de um iPhone tem em comum? Pode ser que não, mas eu tenho certeza que isso acaba de despertar sua curiosidade.
Antecipadamente, o que dá para concluir disso tudo já é claro: existem cores que predominam o mercado, e o grande ponto é justamente entender o que está por trás disso.
Interesse, né?! Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!
Afinal, o que a cor de um carro e de um iPhone tem em comum?
A relação entre a cor de um carro e de um iPhone pode parecer bem distante, e, quem sabe, até mesmo sem sentido, mas na verdade, ela é bastante surpreendente.
O que acontece é que tanto as montadoras quanto as fabricantes de aparelhos celulares, como a Apple, identificaram que existem cores que vão além da preferência dos consumidores, mas que também facilitam a produção em massa.
Isto é, além de agradar os clientes, essas cores são mais fáceis de aplicar de forma consistente e demandam menos passos no processo de pintura, o que reduz os custos e simplifica a logística.
Do mesmo modo, a prevalência dessas cores neutras no mercado também está ligada à percepção de valor. Isso porque um carro ou um iPhone em tons acromáticos (neutros) tende a depreciar menos ao longo do tempo, mantendo uma aparência de novo por mais período.
Veja também: Pesquisa aponta quais são os principais fatores considerados na hora de trocar um veículo; você concorda?
Por que os carros de cor neutra fazem tanto sucesso?
De acordo com Lucas Gerez, economista do Data OLX Autos, assim como os iPhones e demais produtos, os carros de cor neutra atraem mais o público justamente pela versatilidade e pelos benefícios que elas podem trazer a longo prazo.
De forma mais clara, do ponto de vista prático, carros e dispositivos em cores neutras tendem a manter uma aparência mais limpa por mais tempo e são mais fáceis de combinar com outros acessórios e estilos.
Além disso, é fato que as cores acromáticas são mais associadas à modernidade, sofisticação e elegância, o que também pode influenciar a decisão de compra baseada na percepção de valor e status.
Outro ponto interessante é que existem cores que, teoricamente, podem influenciar em pontos ainda mais específicos, como por exemplo, um carro branco pode ser significativamente mais fresco quando exposto a temperaturas elevadas, reduzindo a necessidade de ar condicionado.
Quais as cores de carro preferidas dos brasileiros?
De acordo com uma pesquisa da OLX, as cores preferidas dos brasileiros para carros são branca, preta e prata, que são consideradas tons acromáticos.
Mais especificamente, no Brasil como um todo, 22% dos carros são brancos, 19% são pretos, e 17% são prata. A cor cinza também aparece, mas em menor proporção, com 10% da preferência.
Por fim, ainda é interessante como acontece a variação regional, por exemplo, em Cuiabá, a cor branca é ainda mais predominante, representando 30% dos carros.
Isso pode ser atribuído ao clima mais quente da região, já que cores claras refletem melhor a luz solar, contribuindo para um menor aquecimento interno do veículo. Já em Campos do Jordão, onde o clima é mais ameno, os carros pretos são mais comuns, representando 20% do total.
Aproveite para conferir: Esses são os carros populares mais baratos do Brasil em 2024