O preço dos carros seminovos também vai diminuir? Veja o que diz levantamento

Após o anúncio do programa de incentivos do governo federal à indústria automotiva, no último dia 25 de maio, algumas montadoras divulgaram suas novas tabelas de valores para veículos 0km. Mas e o preço dos carros seminovos, será que também vai diminuir? A plataforma de compra e venda de veículos Mobiauto já tem uma resposta. Confira.

Veja o que mostra o levantamento sobre o preço dos carros seminovos 

Preço dos carros seminovos tende a cair (Foto: iStock)

Diante do questionamento de qual impacto essa redução nos preços dos carros novos teria nos valores de mercado dos seminovos, a Mobiauto foi buscar a resposta em sua base de dados. O levantamento aponta uma queda média de 5,13% nos preços dos carros “populares” seminovos – anos/modelos 2022, 2021 e 2020 – no último mês.

“Apuramos as cotações de dezenas de milhares de anúncios em nossa plataforma, inicialmente na primeira semana de maio, quando não havia essa medida do governo. E repetimos a pesquisa na primeira semana de junho, período que já traria o impacto da redução nos novos. Em um mês, portanto, a queda média foi de 5,13%”, explica Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

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Os modelos mais anunciados e procurados pelos clientes apontaram um percentual menor de diminuição nos preços, exatamente pelo aquecimento de demanda. Mas, à medida que os novos preços de zero km “emplacarem” no dia a dia do mercado, a tendência é de que esse percentual de queda fique ainda maior.

“Tivemos modelos de altíssima procura, como o Hyundai HB20S, modelo 2020, que caiu menos de 1%. Já um Chevrolet Joy, que está fora de linha e possui menor atratividade para a revenda, já despencou em mais de 10% em um único mês”, aponta o executivo.

Programa de incentivos do governo federal já provocou queda nos preços dos seminovos (Foto: iStock)

Segundo ele, a variação negativa nos preços dos “populares” pelos próximos meses é fato consumado. Todos irão cair, principalmente nesta primeira fase do programa do governo. “Não há milagres: se você está vendendo um carro 1.0 com dois ou três anos de uso e chega em uma loja, ele será avaliado na compra a um preço 5% ou 10% abaixo do que seria um mês atrás. O lojista precisa pagar mais barato, pois sabe que o preço final diminuiu”, afirma Castro Jr.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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