O prata está BANIDO! Fiat quer colorir o mundo com carros mais chamativos

Fiat quer "colorir o mundo" retirando a cor cinza da sua paleta de cores. Veja como foi a ação promocional da marca.

As cores prata e cinza estão entre as mais escolhidas entre os compradores de carros. Mas agora a Fiat decidiu “inovar” ao parar de oferecer essas opções e “colorir o mundo”.

Fiat vai tirar cor cinza/ prata da paleta de cores. Foto: Divulgação

Fiat quer colorir o mundo com seus carros 

O intuito é se diferenciar em meio a concorrência, disponibilizando nas ruas carros com cores chamativas, capazes de representar o “DNA italiano” da marca.

O comunicado foi feito em um vídeo em que o CEO da marca, Olivier François, diz que cinza é a “cor preferida” dos fabricantes de carros, porém “o mundo não precisa de outro carro cinza”.

“Ah, cinza… A cor preferida dos fabricantes de carros”, diz François no anúncio, falando em italiano ao apontar para vários carros prata de concorrentes.

São SUVs cujas logomarcas não estão visíveis, mas possivelmente se trata do líder de vendas no Reino Unido, o Nissan Qashqai e o DS 3 da Stellantis. 

“É hora de quebrar as regras: decidimos parar a produção dos carros da Fiat na cor cinza. Isso é desafiador e disruptivo, e visa reforçar ainda mais a liderança da Fiat como a marca da alegria, das cores e do otimismo. A Itália é o país das cores e, a partir de hoje, os carros da Fiat também”, disse ele.

A decisão inusitada tem o intuito de fortalecer a imagem da fabricante como a marca da alegria, das cores e do otimismo. A inspiração veio justamente da vibração do seu país de origem, a Itália, conhecida como a nação das cores. 

“Vende fácil, vende sempre. Mas, veja, não estamos falando da Alemanha, do Japão ou da França. Estamos falando da Itália. Itália é alegria, otimismo, amor, paixão, vida. E o que o cinza tem a ver com isso? Nada”, ressalta Oliver. 

No anúncio, a montadora italiana gravou um vídeo promocional na cidade de Lerici, na Riviera italiana, em que mergulha um modelo 600e prata em tanque com tinta laranja. A ideia é simbolizar a nova estratégia. 

Nova paleta de cores

O CEO da Fiat aproveitou para apresentar a nova paleta de cores da marca, com nomes como Gelato white, Sicilia orange, Paprika orange, Passione red, Italia blue, Venezia blue e Rugiada green e Cinema black.

Vale ressaltar que a estratégia da matriz europeia não vale para o Brasil, segundo afirmou a montadora. A cor prata/ cinza permanece para outros países. Por aqui, os veículos dessas cores costumam figurar entre os mais vendidos, talvez por isso não houve necessidade de mudança. 

No Brasil, os carros mais vendidos da marca são o Fiat Argo, Fiat Mobi e Fiat Pulse. 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile