O novo vilão na história do Onix e HB20 já dá sinais de que a briga será acirrada
Onix e o HB20 estão com a hegemonia ameaçada entre a categoria dos hatches? Descubra quem é o vilão desta história?
Estamos falando do novo VW Polo, que teve uma nova versão lançada em fevereiro, a Track. O modelo veio para substituir o Gol e já dá os primeiros sinais de que vai balançar um pouco a hegemonia dos mais vendidos da categoria: o Onix e o HB20.
O VW Polo é o novo vilão do Onix e HB20
No último levantamento da Fenabrave sobre os emplacamentos do mês de abril o Polo ficou em terceiro lugar. Foram mais de mil unidades em relação ao segundo, o HB20, mas já está na frente de vários hatches, como o Fiat Argo, por exemplo.
Veja como está o top 4 de abril dos carros mais vendidos (não incluindo utilitários):
- Chevrolet Onix – 7.376
- Hyundai HB20 – 7.143
- VW Polo – 6.063
- Fiat Argo – 5.475
- Chevrolet Onix Plus – 5.295
Onde o VW Polo pode ganhar mercado
Primeiro o preço, o Polo 0km pode ser encontrado por R$ 79.000 (ou menos, dependendo da concessionária e condições, como CNPJ). É mais barato que o Onix, vendido a partir de R$ 82.490 e do HB20 – R$ 82.290, mas isso só aconteceu depois dos descontos cedidos.
Além do preço mais em conta que os dois principais concorrentes, o hatch da VW pode ser financiado com entrada de 42% e 47 parcelas fixas de R$ 890,00. De acordo com o site da montadora, a promoção ainda inclui 3 anos de garantia.
Segundo, a credibilidade da marca. Não que GM e Hyundai não sejam bem vistas pelos consumidores, mas a Volkswagen tem 70 anos de história no país, construindo pilares sólidos entre os brasileiros, como confiança e segurança.
O Polo Track
O Polo Track 2023 chegou com modificações visuais e preço mais acessível que o Polo MPI. O atual hatch de entrada recebeu uma grade exclusiva, acabamentos em preto fosco nos retrovisores e maçanetas, além de novas rodas de aço de 15″ com calotas em preto fosco.
Também recebeu uma nova peça adicionada ao para-choque traseiro na forma de um difusor, que se integra perfeitamente ao design moderno e ousado do veículo. As lanternas também foram escurecidas, o que adicionou uma identidade só sua à traseira.
A motorização é a mesma do MPI, com 1.0 flex, que entrega 84 cv e torque de 10,3 kgfm, câmbio manual de cinco marchas ou automático, dependendo da versão.
O hatchback está disponível nas cores branco Cristal e preto Ninja (opções sólidas) e prata Sirius e cinza Platinum (opções metálicas).
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.