O melhor carro para fazer uber em 2023: só falta dirigir sozinho

Imagine rodar 376 km e pagar menos de R$ 50 por isso. Se levar em consideração que o motorista de app chega a percorrer essa quilometragem diariamente, o BYD D1 EV seria o melhor carro para fazer Uber em 2023. Mas um detalhe pode assustar: o preço. 

BYD D1
BYD D1 – o melhor carro para fazer Uber em 2023. Foto: Divulgação

Se fosse acessível BYD D1 EV seria o melhor carro para fazer Uber em 2023

Vamos comparar com um veículo a combustão que faça 12 km/h na cidade. Para rodar o mesmo, será necessário abastecer 26 litros. Se este motorista trabalha em Brasília, cujo preço médio da gasolina é R$ 5,66, vai precisar de R$ 141,00. 

Além disso, em Brasília, os carros eletrificados não estão sujeitos a cobrança de IPVA. Soma-se aí, os custos do óleo e filtros, manutenção, entre outros, gastos, o modelo a combustão perde.

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Mas é aí que vem o problema: o preço dessa belezinha. O BYD D1 já está disponível a R$ R$ 269.990. O que prova o que todo mundo já está cansado de saber. Apesar de todos os benefícios, o carro elétrico ainda não é acessível ao motorista de aplicativo. 

Para ele, é mais fácil e acessível um modelo a combustão, sobretudo se a intenção é só rodar. Com o subsídio do Governo, modelos mais baratos comumente usados pelos motoristas chegam a custar menos do que R$ 69.990. Se comparar com o preço do BYD D1 ainda sobra 200 mil para comprar um apartamento. 

Calma, não estou dizendo que o BYD não vale o preço, mas sim que ele não é acessível a todo o motorista de aplicativo.

Ele é um ótimo carro, cheio de recursos tecnológicos, motor elétrico de 136 cv, que alcança até 130 km/h, entre outros atrativos.

A saída é o aluguel

Como para quase tudo dá-se um jeito, a saída para rodar com um BYD pode estar nas próprias plataformas. A 99, recentemente anunciou a chegada de 300 D1s EV, especialmente para atender o mercado de transporte por aplicativo.

A parceria é uma das ações que a empresa adotou para reduzir a emissão de carbono.

BYD D1
99 tem plano para locar o BYD D1. Foto: Divulgação

Veja também: Graças a BYD, carros elétricos estão mais baratos: vale a pena deixar para comprar ano que vem?

Os modelos estarão disponíveis para para locação por motoristas parceiros da 99 entre julho e outubro deste ano. Além disso, a empresa vai subsidiar parte do valor para tornar a iniciativa mais acessível.

O projeto de mobilidade sustentável é realizado em conjunto com a IturanMob, empresa global de gestão de frotas. De acordo com o CEO Paulo Henrique ‘PH’ Andrade, o projeto inicia com 300 carros, mas pode ser ampliado para até 10 mil carros em 2025. 

“A plataforma e IoT (Internet das Coisas) da IturanMOB será responsável por toda gestão dos veículos, desde o cadastro dos motoristas que irão alugar os carros, gestão de carregamento, manutenção e pagamentos. Essas informações serão monitoradas tanto pela montadora BYD, quantos pela 99; e todos os carros contam com a pronta respostas da ituran”, explica o CEO da IturanMob.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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