O futuro não é somente elétrico: Marca inicia testes com carro movido a hidrogênio

Uma grande empresa está realizando testes com carro movido a hidrogênio, após quatro anos de trabalho de desenvolvimento; veja os detalhes

As atenções do mundo todo estão voltadas para o crescimento do mercado de veículos elétricos, mas se engana quem pensa que no futuro teremos apenas carros movidos a eletricidade. A BMW Group está realizando testes com carro movido a hidrogênio, após quatro anos de trabalho de desenvolvimento.

(Foto: Divulgação/BMW)

BMW inicia testes com carro movido a hidrogênio

O carro movido a hidrogênio da fabricante alemã, chamado de BMW iX5 Hydrogen, faz parte do projeto de que está entrando em sua fase mais esperada. A etapa de testes será realizada com uma frota de, aproximadamente, 100 unidades.

Um grupo de pessoas, que não estão envolvidas com o processo de desenvolvimento, terão a chance de obter uma impressão direta do que o BMW IX5 tem a oferecer.

“O hidrogênio é uma fonte de energia versátil que tem um papel fundamental a desempenhar no processo de transição energética e, portanto, na proteção climática. Afinal, é uma das maneiras mais eficientes de armazenar e transportar energias renováveis”, disse Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG.

O sistema de células a combustível de hidrogênio é uma prova adicional da principal experiência em desenvolvimento do BMW Group no campo das tecnologias de energias renováveis. O hidrogênio surge como uma opção adicional para mobilidade individual livre de emissões de gases poluentes no futuro.

“Devemos usar esse potencial para também acelerar a transformação do setor de mobilidade. O hidrogênio é a peça que faltava no quebra-cabeça quando se trata de mobilidade livre de emissões. Uma tecnologia por si só não será suficiente para permitir a mobilidade neutra do clima em todo o mundo”, completou Oliver.

(Foto: Divulgação/BMW)

Conheça o BMW iX5 

O BMW iX5 está sendo construído na fábrica da BMW em seu Centro de Pesquisa e Inovação em Munique, na Alemanha. O SUV usa como base o atual BMW X5. Cerca de 900 pessoas trabalham na oficina, montagem, engenharia de modelos, construção de veículos conceituais e fabricação aditiva.

O hidrogênio necessário para fornecer a célula de combustível é armazenado em dois tanques de 700 barras feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Juntos, estes possuem quase seis quilos de hidrogênio, o suficiente para dar ao BMW iX5 uma autonomia de 504 km no ciclo WLTP. O preenchimento dos tanques de hidrogênio leva apenas de três a quatro minutos

A BMW divulgou alguns dados preliminares sobre o desempenho do seu carro movido a hidrogênio, como a aceleração de 0 a 100 km/h ser realizada em 6 segundos, o consumo de hidrogênio é de 1,19kg por cada 100 km rodados e velocidade máxima de 180 km/h.

A tecnologia de hidrogênio como opção para energia livre de emissão

O BMW Group pretende reduzir as emissões de CO2 por veículo durante todo o ciclo de vida em pelo menos 40 % até 2030 em comparação com 2019.

A montadora alemã vendeu mais de 215.000 veículos totalmente elétricos em todo o mundo em 2022, o que representa um aumento em relação ao ano anterior de quase 108 %.

(Foto: Divulgação/BMW)

Os carros elétricos foram responsáveis por pouco menos de 9 % do total de volumes de vendas no ano passado, e essa participação deve aumentar para 15 % em 2023. Até 2030, a BMW deseja alcançar uma situação em que os veículos totalmente elétricos tenham uma participação de mais de 50 % de suas vendas totais.

A BMW Group vê a tecnologia de hidrogênio como uma adição potencial à tecnologia de acionamento usada por veículos elétricos da bateria. De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), o hidrogênio oferece um potencial considerável como uma fonte de energia futura em conexão com as atividades globais de transição energética.

Graças aos seus recursos de armazenamento e transporte, o hidrogênio pode ser usado para uma ampla variedade de aplicações. No setor de transporte, o hidrogênio pode se tornar outra opção de tecnologia, juntamente com a mobilidade elétrica da bateria.

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

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