O Fôlego do Campeão: T-Cross tem pior período de vendas, mas mantém liderança

Volkswagen T-Cross tem pior mês de vendas em outubro, caindo para 9º SUV mais vendido. Entenda o que está por trás da queda do líder, que ainda segura a coroa no acumulado anual.

Volkswagen T-Cross, um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil e reconhecido por seu equilíbrio entre motorização turbo, tecnologia e segurança (com 6 airbags de série e sistemas ADAS), atravessa um momento de baixa nas vendas mensais.

 T-Cross tem pior período de vendas, mas mantém liderança

De acordo com dados parciais da Fenabrave, o modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR) registrou apenas 2.392 unidades vendidas em outubro. Se mantiver esse ritmo, o T-Cross pode ter seu pior mês em 2025, superando a marca negativa de setembro, quando emplacou apenas 4.726 veículos.

Apesar de ser um SUV elogiado no mercado por oferecer um bom pacote de benefícios — desde os eficientes motores 1.0 TSI (128 cv e 20,4 kgfm) até o potente 1.4 TSI (150 cv e 25,5 kgfm), todos com transmissão automática de seis marchas —, o T-Cross tem visto seu desempenho mensal cair drasticamente.

No ranking parcial de outubro, o SUV da Volkswagen figura apenas na 9ª posição do segmento, ficando atrás de fortes concorrentes como Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker e Jeep Compass, além dos SUVs da Fiat e Toyota.

A performance de vendas está em contraste com o perfil de mercado do modelo, que se destaca por oferecer itens como o sistema VW Play, um painel digital intuitivo e, nas versões mais caras, o teto solar panorâmico.

 T-Cross tem pior período de vendas, mas mantém liderança - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
 T-Cross tem pior período de vendas, mas mantém liderança – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Acumulado anual sustenta a coroa

Apesar da turbulência nos últimos meses, a consistência de vendas no início do ano garante ao T-Cross o título provisório de SUV mais vendido do Brasil em 2025, repetindo a performance de 2024.

O T-Cross acumula 68.379 emplacamentos de janeiro a outubro. Este número mantém uma vantagem robusta de 12.122 veículos sobre o segundo colocado, o Hyundai Creta, que soma 56.257 unidades licenciadas no ano.

A Volkswagen aposta que a força histórica e a chegada das novidades da linha 2025 – que inclui retoques visuais e melhorias no acabamento – serão suficientes para o T-Cross recuperar o fôlego e fechar o ano como líder de vendas.

O que explica essa queda repentina do T-Cross no ranking mensal? Seria a concorrência forte ou fatores de mercado? Deixe seu comentário e diga qual SUV tem o melhor custo-benefício hoje!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.