O Fôlego do Campeão: T-Cross tem pior período de vendas, mas mantém liderança
Volkswagen T-Cross tem pior mês de vendas em outubro, caindo para 9º SUV mais vendido. Entenda o que está por trás da queda do líder, que ainda segura a coroa no acumulado anual.
O Volkswagen T-Cross, um dos SUVs compactos mais vendidos do Brasil e reconhecido por seu equilíbrio entre motorização turbo, tecnologia e segurança (com 6 airbags de série e sistemas ADAS), atravessa um momento de baixa nas vendas mensais.
T-Cross tem pior período de vendas, mas mantém liderança
De acordo com dados parciais da Fenabrave, o modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR) registrou apenas 2.392 unidades vendidas em outubro. Se mantiver esse ritmo, o T-Cross pode ter seu pior mês em 2025, superando a marca negativa de setembro, quando emplacou apenas 4.726 veículos.
Apesar de ser um SUV elogiado no mercado por oferecer um bom pacote de benefícios — desde os eficientes motores 1.0 TSI (128 cv e 20,4 kgfm) até o potente 1.4 TSI (150 cv e 25,5 kgfm), todos com transmissão automática de seis marchas —, o T-Cross tem visto seu desempenho mensal cair drasticamente.
No ranking parcial de outubro, o SUV da Volkswagen figura apenas na 9ª posição do segmento, ficando atrás de fortes concorrentes como Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker e Jeep Compass, além dos SUVs da Fiat e Toyota.
A performance de vendas está em contraste com o perfil de mercado do modelo, que se destaca por oferecer itens como o sistema VW Play, um painel digital intuitivo e, nas versões mais caras, o teto solar panorâmico.
Acumulado anual sustenta a coroa
Apesar da turbulência nos últimos meses, a consistência de vendas no início do ano garante ao T-Cross o título provisório de SUV mais vendido do Brasil em 2025, repetindo a performance de 2024.
O T-Cross acumula 68.379 emplacamentos de janeiro a outubro. Este número mantém uma vantagem robusta de 12.122 veículos sobre o segundo colocado, o Hyundai Creta, que soma 56.257 unidades licenciadas no ano.
A Volkswagen aposta que a força histórica e a chegada das novidades da linha 2025 – que inclui retoques visuais e melhorias no acabamento – serão suficientes para o T-Cross recuperar o fôlego e fechar o ano como líder de vendas.
O que explica essa queda repentina do T-Cross no ranking mensal? Seria a concorrência forte ou fatores de mercado? Deixe seu comentário e diga qual SUV tem o melhor custo-benefício hoje!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.