O erro que muitos cometem em carros automáticos: pare já!
Saiba quais são os principais erros que muitos cometem nos carros automáticos e saiba como evitá-los para garantir uma melhor condução; confira!
A chegada dos carros automáticos foi revolucionária para o setor automotivo, afinal, proporciona não só mais facilidade, mas garante uma melhor experiência de condução para os motoristas.
Entretanto, apesar da grande popularidade dos modelos que trazem a transmissão automática, muitos motoristas ainda cometem diversos erros que podem comprometer o bom funcionamento do automóvel.
Para te ajudar a evitar esses erros e poupar gastos gigantescos voltados à manutenção, o Garagem360 traz um guia informativo completo para você!
Como funcionam os carros automáticos?
Os carros automáticos, basicamente, funcionam através da auto-interpretação da relação entre a velocidade e a rotação do motor, e entender isso é essencial para compreender e evitar os erros na hora da condução.
De uma forma mais clara, a troca de marchas manual segue o critério de velocidade e desempenho. Isto é, é preciso passar a marcha para que o motor suporte a velocidade que o condutor deseja alcançar.
Por outro lado, os carros automáticos fazem isso por contra própria, e deixa de lado a necessidade de uso da embreagem, assim como a preocupação de errar uma marcha e comprometer o funcionamento do automóvel.
O que não fazer em um carro automático?
Para ir direto ao ponto, os erros mais comuns de quem possui um carro automático incluem:
1- Modo “P” e modo “R”
Outra coisa bastante comum entre os condutores é selecionar o modo “R” mesmo com o carro ainda andando para a frente, ou mesmo o “P” antes do veículo parar totalmente. O resultado disso? Defeitos nos componentes da transmissão automática.
O correto é esperar o carro parar totalmente para trocar me marcha ou acionar o P, e, assim, evitar possíveis problemas.
2- Modo neutro
Mais um costume bastante popular é o de manter o câmbio em ponto morto no momento em que o carro para no semáforo, mas isso também não é interessante.
Os carros automáticos possuem essa configuração pensada para os casos de manutenção, e fora isso, é necessário manter somente a posição “D” e o pé no freio. Após o semáforo ficar verde, basta tirar o pé do freio e continuar andando.
3 – Não saber parar de forma correta
Outro ponto e talvez o mais importante é saber parar o carro automático de vez. Isso porque muitos motoristas simplesmente acionam o P e depois o freio de estacionamento, mas essa prática também é muito prejudicial ao seu carro.
No vídeo abaixo mostramos a forma correta de acionar e parar de vez o seu carro automático:
4 – Manutenção
Por fim, mas nem um pouco menos importante, a manutenção recorrente é indispensável para manter o bom funcionamento do carro automático, e claro, evitar surpresas em longos trajetos, como a possibilidade da trasmissão automática te deixar na mão.
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