O erro que muitos cometem em carros automáticos: pare já!

A chegada dos carros automáticos foi revolucionária para o setor automotivo, afinal, proporciona não só mais facilidade, mas garante uma melhor experiência de condução para os motoristas.

Entretanto, apesar da grande popularidade dos modelos que trazem a transmissão automática, muitos motoristas ainda cometem diversos erros que podem comprometer o bom funcionamento do automóvel.

Para te ajudar a evitar esses erros e poupar gastos gigantescos voltados à manutenção, o Garagem360 traz um guia informativo completo para você!

Foto: Freepik

Como funcionam os carros automáticos?

Os carros automáticos, basicamente, funcionam através da auto-interpretação da relação entre a velocidade e a rotação do motor, e entender isso é essencial para compreender e evitar os erros na hora da condução.

De uma forma mais clara, a troca de marchas manual segue o critério de velocidade e desempenho. Isto é, é preciso passar a marcha para que o motor suporte a velocidade que o condutor deseja alcançar.

Por outro lado, os carros automáticos fazem isso por contra própria, e deixa de lado a necessidade de uso da embreagem, assim como a preocupação de errar uma marcha e comprometer o funcionamento do automóvel.

Foto: Freepik

O que não fazer em um carro automático?

Para ir direto ao ponto, os erros mais comuns de quem possui um carro automático incluem:

1- Modo “P” e modo “R”

Outra coisa bastante comum entre os condutores é selecionar o modo “R” mesmo com o carro ainda andando para a frente, ou mesmo o “P” antes do veículo parar totalmente. O resultado disso? Defeitos nos componentes da transmissão automática.

O correto é esperar o carro parar totalmente para trocar me marcha ou acionar o P, e, assim, evitar possíveis problemas.

Foto: Freepik

2- Modo neutro

Mais um costume bastante popular é o de manter o câmbio em ponto morto no momento em que o carro para no semáforo, mas isso também não é interessante.

Os carros automáticos possuem essa configuração pensada para os casos de manutenção, e fora isso, é necessário manter somente a posição “D” e o pé no freio. Após o semáforo ficar verde, basta tirar o pé do freio e continuar andando.

3 – Não saber parar de forma correta

Outro ponto e talvez o mais importante é saber parar o carro automático de vez. Isso porque muitos motoristas simplesmente acionam o P e depois o freio de estacionamento, mas essa prática também é muito prejudicial ao seu carro.

No vídeo abaixo mostramos a forma correta de acionar e parar de vez o seu carro automático: 

4 – Manutenção

Por fim, mas nem um pouco menos importante, a manutenção recorrente é indispensável para manter o bom funcionamento do carro automático, e claro, evitar surpresas em longos trajetos, como a possibilidade da trasmissão automática te deixar na mão.

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