O bem venceu: Toyota Corolla vende quase o triplo do BYD King
Toyota Corolla supera BYD King em vendas de junho no Brasil, reafirmando sua força. Entenda a disputa no mercado de sedans e o avanço da BYD no país.
O Toyota Corolla segue na liderança em junho, superando o concorrente chinês BYD King. Embora a BYD tenha demonstrado um crescimento notável no mercado nacional, os números de junho da Fenabrave revelam que o Corolla continua sendo um favorito entre os consumidores brasileiros.
Toyota Corolla vende quase o triplo do BYD King
De acordo com os dados mais recentes da Fenabrave (carros de passeio), o Toyota Corolla emplacou 3.004 unidades em junho, garantindo a 20ª posição no ranking geral de vendas. O BYD King, por sua vez, registrou 2.805 unidades vendidas, ocupando a 21ª colocação.
Vale ressaltar que os dados da BYD fornecidos para a pesquisa mencionam o BYD Song, que se refere ao BYD Song Plus, um SUV híbrido, e não ao sedan King. No entanto, a proximidade nos números e a categorização geral de “carros de passeio” indicam uma disputa acirrada no segmento.
Apesar da vitória do Corolla em junho, a BYD tem demonstrado um desempenho impressionante no acumulado do ano. De janeiro a junho, o Toyota Corolla lidera o segmento com 18.396 unidades emplacadas, consolidando sua 19ª posição no ranking geral.
O BYD King, por sua vez, acumulou 6.254 unidades no mesmo período, figurando na 40ª posição.
BYD já supera Toyota nas vendas
Entretanto, quando analisamos o desempenho geral das marcas, a BYD surpreende ao assumir a quarta posição no ranking de vendas totais em junho, com 9.006 unidades e 9,7% de participação de mercado.
A Toyota ficou logo atrás, em quinto lugar, com 8.607 unidades e 9,2% de participação.
Esse feito coloca a BYD à frente de montadoras consolidadas e atrás apenas das líderes Fiat, Volkswagen e General Motors, um feito notável para uma marca que expandiu sua presença no mercado brasileiro de forma tão agressiva nos últimos anos.
O crescimento da BYD é um reflexo de sua estratégia agressiva, focada na expansão da rede de concessionárias e na superação do preconceito do consumidor brasileiro com veículos de origem chinesa. Segundo a BYD, já são 180 pontos de operação no país, oferecendo uma gama diversificada de veículos, desde compactos elétricos a SUVs híbridos.
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil e head de marketing e comercial da BYD Auto, ressalta: “A BYD atua no Brasil há mais de 11 anos. Antes de 2021 já estudávamos a fundo o mercado nacional e percebemos a grande demanda por carros tecnológicos e que atendessem à agenda da sustentabilidade. Chegamos com a proposta de construir um novo segmento, um novo capítulo na indústria brasileira, com inovação e excelente custo-benefício”.
Entre os destaques da BYD em maio, o compacto elétrico Dolphin Mini foi o carro mais vendido da marca, com 2.444 unidades emplacadas, demonstrando a força da BYD no segmento de elétricos de entrada.
Eai, qual dos dois você prefere? Responda nos comentários!
Leia também: Comparação: Corolla GLi Hybrid ou BYD King, qual sedã levar para casa?
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.