Nvidia lança supercomputador para carros autônomos

Plataforma Drive PX 2 usa inteligência artificial para que os veículos circulem sem motorista

A Nvdia acaba de lançar o Drive PX 2, que funciona como um supercomputador para carros autônomos. A plataforma computacional usa GPUs avançadas que oferecem uma percepção 360 graus do ambiante ao redor do veículo e ajudam a processar o sistema de aprendizado profundo. Assim, o automóvel consegue ter uma trajetória mais segura e eficaz.

“A GPU da NVIDIA é fundamental para os avanços em aprendizado profundo e supercomputação. Estamos aproveitando isso para criar o cérebro dos futuros veículos autônomos que estarão continuamente alertas e, no final, atingir níveis sobre-humanos de percepção situacional. Os carros autônomos trarão maior segurança, novos serviços convenientes de mobilidade e até mesmo lindos designs urbanos – oferecendo uma poderosa força para um futuro melhor”, explica  Jen-Hsun Huang, cofundador e CEO da Nvidia.

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Drive PX 2 promete ajudar no desenvolvimento de carros autônomos | Foto: Divulgação/Nvidia

Aproximadamente do tamanho de um tablet, o Drive PX 2 trabalha com até 24 trilhões de operações por segundo – 10 vezes mais do que a potência do produto da geração anterior. Ele processa redes neurais de aprendizado profundo, que reconhecem situações em condições climáticas ruins, iluminações complicadas e até em momentos de alerta como um motorista imprevisível ou um animal na via.

A arquitetura de GPU do equipamento é capaz de executar até oito trilhões de operações de ponto flutuante por segundo.  Com isso, o produto oferece sistemas de computação de alta precisão, por exemplo: localização e planejamento de caminhos. Ele ainda pode processar entradas de 12 câmeras de vídeo, sensores de lidar (tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida para obter a distância e ou outra informação a respeito um determinado objeto distante), radar e ultrassom.

Mais de 50 fabricantes de automóveis já usam o sistema Drive PX para o desenvolvimento de carros autônomos. “Devido ao aprendizado profundo, trouxemos a percepção de ambiente do veículo significativamente mais perto da realidade humana e ultrapassamos o desempenho da visão clássica de computadores”, afirma Ralf G. Herrtwich, diretor de Automação de Veículos da Daimler.

 

 

 

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