Novos radares em SP detectam o uso de celular ao volante; veja onde estão
Novos radares em SP detectam o uso de celular ao volante; veja onde estão, como funcionam e o que pode ocorrer se você for flagrado.
Uma nova geração de radares, equipados com inteligência artificial e câmeras de alta resolução, vai endurecer a fiscalização do trânsito em São Paulo. Os novos radares em SP detectam o uso de celular ao volante, uma infração que coloca em risco a vida de todos os usuários da via.
Como funcionam os novos radares que detectam o uso do celular ao volante?
A tecnologia por trás desses novos radares combinam o efeito Doppler com a I.A. O primeiro é usado para medir a velocidade dos veículos e calcular a variação da frequência das ondas refletidas por objetos em movimento. Com isso, o radar consegue monitorar a velocidade dos carros mesmo em horário de pico.
“Esse tipo de detecção é possível graças à combinação de dois tipos de tecnologia. Uma delas é a Doppler, que já é utilizada para registrar a velocidade dos veículos.
Ela funciona calculando a variação da frequência das ondas refletidas por objetos em movimento. Dessa forma, o monitoramento é feito com alta precisão, mesmo nos horários de maior fluxo de veículos”, explica Paulo Loffreda, sócio e fundador da Zignet.
Já a Inteligência Artificial está aliada às câmeras de alta definição para identificar e registrar automaticamente a infração. Em seguida, envia para o sistema de trânsito, que emite a multa. Tudo em tempo real e sem qualquer tipo de intervenção humana.
“Para ter uma ideia do grau de exatidão, as imagens do interior do carro são capturadas com nitidez incrível a até 50 metros de distância”, informa.
Além de flagrar o uso do celular, os radares são capazes de identificar outras infrações comuns:
- Avanço de sinal vermelho
- Falta de uso do cinto de segurança
- Conversões em locais proibidos
- Parar em cima da faixa de pedestres
- Circular em faixas exclusivas.
Loffreda explica que a tecnologia consegue registrar não uma, mas várias infrações que estejam sendo cometidas ao mesmo tempo.
“Por exemplo, se o motorista estiver falando ao celular acima da velocidade permitida e sem cinto de segurança, terá as três infrações registradas simultaneamente”, alerta.
Onde estão instalados os novos radares?
Confira as rodovias que já contam com a tecnologia:
- Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225);
César Augusto Sgavioli (SP-261);
Assis Chateaubriand (SP-425);
Washington Luís (SP-310);
Luiz de Queiroz (SP-304);
Irineu Penteado (SP-191).
Qual a multa para quem é flagrado com o celular ao volante?
O uso do celular ao volante é considerado infração gravíssima, com multa de R$293,47 e 7 pontos na CNH.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), usar o celular no trânsito aumenta em 400% o risco de acidentes. No Brasil ele é a terceira maior causa de mortes no trânsito, atrás apenas do uso de álcool e do excesso de velocidade.
Você já presenciou alguém usando o celular no trânsito? Conte para nós o que ocorreu nos comentários.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.