Novos radares de trânsito viram o pesadelo dos motoristas: registram muito mais que a velocidade

Novos radares de trânsito viram o pesadelo dos motoristas: registram muito mais que a velocidade. Veja como funcionam e onde foram instalados.

Uma novidade tecnológica vai mudar a forma como a velocidade é monitorada nas rodovias brasileiras. Em testes na BR 0-50, trecho Uberaba (MG), os novos radares de trânsito registram mais que a velocidade e podem pegar de surpresa os motoristas mais apressadinhos. 

Novos radares de trânsito registram mais que a velocidade 

Os novos modelos de radar utilizam tecnologias mais modernas, como o efeito Doppler e ‘laço virtual’ para identificar as infrações como velocidade acima da permitida, avanço de sinal vermelho, conversões proibidas, entre outras. 

O efeito Doppler, por exemplo, utiliza as frequências de ondas para detectar a velocidade dos veículos. O radar emite um sinal de rádio contínuo e este é refletido pelos veículos. Nesse caso, como a frequência muda de acordo com a velocidade do veículo é possível identificar alguma prática que “foge ao normal”. 

Em outras palavras, o radar consegue identificar a infração mesmo que o motorista nem o  tenha visto. 

Os radares também incorporam a inteligência artificial para se adaptar ao fluxo de veículos. Entre as possibilidades estão o ajuste da velocidade automaticamente, assegurando uma fiscalização mais justa e eficaz. 

Novos radares de trânsito já são usados na BR-050 – Foto: Reprodução

Radar registra a média de velocidade

Diferente dos modelos fixos tradicionais, que registram a velocidade instantânea do veículo em um único ponto, os novos equipamentos em testes na BR 050 monitoram o tempo em que um veículo leva para percorrer um trecho pré-determinado. 

Ao comparar o tempo gasto com o limite de velocidade definido para aquele trecho, o sistema calcula a velocidade média e identifica os veículos que ultrapassaram o limite. 

Nos testes, os dois radares distam 11 quilômetros um do outro — km 171 e 182. Se o motorista percorrer a distância entre os dois em menos de 11 minutos é registrada velocidade acima da permitida. 

Neste momento os motoristas não serão multados, mas no futuro sim. A multa por excesso de velocidade pode chegar a R$ 880,41, além de 7 pontos na Carteira de Habilitação e suspensão do direito de dirigir. 

O período de suspensão pode variar de 2 a 8 meses, e de 8 a 18 meses em caso de reincidência em 12 meses. 

PRF registra aumento nas infrações de trânsito – Foto: PRF

Qual a infração de trânsito mais cometida no Brasil?

É o excesso de velocidade. Em 2023, a PRF registrou 5.946.484 infrações, aumento de 1.810.960 multas em relação ao ano anterior. Desse total, 3.036.714 das multas foram para os motoristas que excederam o limite de velocidade. 

308.701 multas para ultrapassagens indevidas

208.761 registros para falta do cinto de segurança

Além disso, 47.726 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro e 13.128 multas por dirigir sob influência de álcool foram confirmadas pelo teste em 2023.

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O que achou da novidade, será que ela vai conseguir reduzir o número de acidentes? Responda nos comentários.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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