Novos preços dos combustíveis serão debatidos nesta semana pelo Congresso

O Congresso Nacional irá começar a debater, nesta semana, os novos preços dos combustíveis. O objetivo é discutir formar de conter o avanço nos preços que ocorrem desde 2021 no País. Veja detalhes e propostas.

Novos preços dos combustíveis serão debatidos nesta semana pelo Congresso. (Foto: Gov.br)

Propostas têm o objetivo de conter o aumento dos novos preços dos combustíveis

Por exemplo, nos últimos oito anos, o preço médio de revenda do diesel no Brasil mais que dobrou, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Propostas apresentadas para conter alta preços

Assim, são quatro propostas que já foram apresentadas no Congresso nos últimos dias. Duas delas são de emenda à Constituição (PECs) e as demais são Projetos de Lei.

Por exemplo, uma das propostas do senador Carlos Fávaro (PSD-MT) que obteve, na última sexta-feira (04/02), a quantidade mínima de assinaturas, assim, já tramita. O texto da proposta prevê a desoneração de impostos federais sobre o diesel e energia elétrica. Além disso, propõe a criação de cerca de R$ 1.200 para os caminhoneiros.

A PEC é tida por parlamentares como mais ampla do que outra proposta, que já tramita na Câmara, de autoria do deputado Christino Áureo (PP-RJ). Esta prevê a redução (até zerar) de impostos sobre os combustíveis entre 2022 e 2023, assim sem necessitar da impactar na arrecadação.

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile