Novos carros elétricos da Audi rodam mais de 500 km e usam até realidade aumentada no painel
Nesta quarta-feira (14), os novos carros elétricos da Audi foram apresentados. E são dois SUVs: o Q4 e-tron e o Q4 Sportback e-tron...
Nesta quarta-feira (14), os novos carros elétricos da Audi foram apresentados. E são dois SUVs: o Q4 e-tron e o Q4 Sportback e-tron, os primeiros utilitários compactos da empresa movidos a eletricidade.
Entre os dois, a principal diferença é no estilo da carroceria do Sportback, que tem um caimento mais acentuado para ser um mais um SUV cupê na linha da Audi.
Carros elétricos da Audi: novidades
Os dois modelos utilizam faróis em LED de série, mas podem receber a tecnologia Matrix, que será oferecida como opcional para o mercado europeu. Já as luzes diurnas podem ser personalizadas pelo condutor, que pode escolher até quatro assinaturas diferentes.
Em termos de medidas, os dois tem o mesmo comprimento: 4,59 m. Já no porta-malas, há algumas diferenças. O Q4 e-tron tem 520 litros de capacidade. Já o Sportback tem um espacinho a mais, com 535 litros.
Motorizações
Os novos carros elétricos da Audi terão diversas combinações de motor. A versão de entrada é a Q4 35 e-tron. Ela utiliza um conjunto elétrico de 170 cv (125 kW) que traciona as rodas traseiras e utiliza uma bateria de 55 kWh. Já as versões Q4 40 e-tron mantém a tração na traseira, mas usa um motor mais forte, de 204 cv (150 kW). A bateria também é maior, de 82 kWh.
A configuração mais potente é a Q4 50 e-tron quattro. Nesse caso, são dois motores elétricos para tracionar os dois eixos, fornecendo a tração integral quando necessário – a traseira é a predominante. O conjunto gera 299 cv (220 kW) e mantém a capacidade de bateria do modelo anteiror. A aceleração de 0 a 100 km/h desta versão é feita em 6,2 segundos, com velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente.
Embora não informe a versão, a Audi garante que o modelo tem autonomia de até 520 km no ciclo WLTP.
Realidade aumentada
Todo o cockpit dos modelos foi pensado para oferecer um design tridimensional. Porém, a realidade aumentada se faz presente no head-up display dos carros. Entretanto, este será mais um item opcional do modelo na Europa.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.