Novos carros da Volvo terão supercomputador para prevenir acidentes

Novos carros da Volvo terão supercomputador para prevenir acidentes. Conheça os detalhes das novas tecnologias da marca. Leia mais !

De acordo com a marca, a próxima geração dos novos carros da Volvo contará com supercomputador com inteligência artificial. Dessa forma, ajudando na prevenção acidentes. Conheça os detalhes.

Novos carros da Volvo

Novos carros da Volvo serão ainda mais tecnológicos |Foto: Divulgação/Volvo

Novos carros da Volvo e a tecnologia

O próximo SUV totalmente elétrico da marca sueca terá esta tecnologia de segurança líder do setor como padrão. O objetivo, conforme informações adiantadas da marca, é contribuir com salvar mais vidas, enquanto a empresa ainda estabelece uma nova referência em segurança automotiva.

Vale ressaltar que o modelo 100% elétrico do XC90 da Volvo, que deve ter apresentação oficial em 2022, também virá com sensores de última geração. No caso, a tecnologia LiDAR – desenvolvida pela Luminar. Além disso, um computador de direção autônomo.No caso, alimentado pelo sistema NVIDIA DRIVE Orin™(system-on-a-chip).

“A Volvo Cars é e sempre foi líder em segurança. Agora vai definir o próximo nível de um carro seguro”, afirma o presidente-executivo do Grupo Volvo Car, Håkan Samuelsson.

“Tendo este hardware como padrão, podemos melhorar continuamente esses recursos pelo ar. E, introduzir sistemas de acionamento autônomo avançados, reforçando nossa liderança em segurança”, conclui Samuelsson.

Novos carros da Volvo terão supercomputador

Conjunto de sensores. Foto: Volvo

A novidade também é a combinação deste hardware de última geração com os softwares Volvo, Zenseact e Luminar para a próxima geração de carros. Além disso, uma tecnologia anticolisão, a fim de oferecer um novo pacote de segurança que reduz fatalidades e acidentes em geral.

Assim, as novas tecnologias Volvo são projetadas para lidar especificamente com as situações de tráfego. No caso, que resultam, atualmente, em uma grande parte dos ferimentos graves e fatalidades no trânsito.

Novos carros da Volvo terão supercomputador

Conjuntos de sensores acompanharão supercomputadores. Foto: Volvo

“Objetivo é atingir zero colisões e evitar acidentes”, diz diretor de tecnologia sobre novos carros da Volvo.

“Em nossa ambição de entregar carros cada vez mais seguros, nosso objetivo de longo prazo é atingir zero colisões e evitar acidentes por completo”, ressalta o diretor de tecnologia do Grupo Volvo Car, Henrik Green. “À medida que melhoramos nossa tecnologia de segurança continuamente por meio de atualizações pelo ar, esperamos que as colisões se tornem cada vez mais raras e esperamos salvar mais vidas”, conclui o diretor.

Assim que introduzida, a intenção e que a tecnologia Volvo se aprimore com o tempo. Dessa forma, se tornando capaz de possibilitar que os carros da marca melhorem as capacidades de um motorista humano em situações críticas de segurança.

Isso porque as gerações anteriores de tecnologia dependiam de alertar o motorista, no caso de ameaças imediatas em potencial. Já com a nova tecnologia Volvo de segurança, a intenção é intervir, cada vez, para evitar colisões.

Novos carros da Volvo terão supercomputador

NVIDIA DRIVE Orin™- system-on-a-chip – na nova geração da Volvo. Foto: NVIDIA

Fique por dentro das últimas inovações do setor automotivo!

Além de salvar vidas, os supercomputadores dos novos carros da Volvo trarão benefícios financeiros aos proprietários

Mesmo sendo prioridades salvar vidas e prevenir lesões, a Volvo acredita que as novas tecnologias são potenciais redutores de custo, também. Isso porque devem reduzir valores de seguros, à medida que os acidentes irão se tornar mais raros.

Por exemplo, com um conjunto de sensores e desempenho de computação IA, a próxima geração de carros Volvo também virá com sistemas de backup para funções chaves. Por exemplo: direção e frenagem, que o tornam um hardware pronto para uma direção autônoma não supervisionada e mais segura quando disponível.

Highway Pilot na próxima geração de novos carros da Volvo com supercomputador. Foto: NVIDIA

Enquanto isso, o recurso de direção autônoma para uso em rodovias, o Highway Pilot é mais um opcional. E deve ser ativado para clientes, quando verificado que é seguro e legalmente permitido para localizações e condições geográficas específicas.

Vale saber que a Volvo Cars deve revelar mais detalhes sobre seu futuro com novas tecnologias no “Volvo Cars Tech Moment”, no dia 30 de junho.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA