Jaguar faz homenagem às primeiras vitórias no automobilismo

A Jaguar produziu novos carros colecionáveis para homenagear suas primeiras vitórias em competição. Conheça o Projeto ZP. 

Celebrando o legado vencedor de corridas do icônico E-type, a Jaguar produziu sete pares exclusivos de veículos E-type ZP Collection. Os novos carros colecionáveis da Jaguar homenageiam os primeiros E-types de competição, que foram produzidos sob o nome de Project ZP. 

Conheça os novos carros colecionáveis da Jaguar

aguar E-type ZP Collection é minicoleção de dois carros históricos (Foto: Divulgação/JLR)

Cada par de veículos Jaguar E-type ZP Collection inclui dois cupês inspirados nos carros vencedores de corridas originais e amplamente restaurados pelos especialistas da Jaguar  Classic Works em Coventry, na Inglaterra.

Tradicionalmente, os dois carros são normalmente referidos por seus números de registro, ECD 400 e BUY 1, e foram dirigidos por Graham Hill e Roy Salvadori, respectivamente, na década de 1960.

A E-type ZP Collection apresenta detalhes cuidadosos que comemoram a herança de corrida do E-type, bem como atualizações e aprimoramentos de engenharia para torná-los mais utilizáveis para quem tiver dinheiro o suficiente para adquiri-los.

Graham Hill e Roy Salvatori em ação no circuito de Olton Park, em 1961 (Foto: Reprodução)

Paul Barritt, diretor da Jaguar Classic, resume: “A ZP Collection homenageia não apenas os veículos, mas os pilotos que os levaram à vitória na pista. Com 2.000 horas carinhosamente gastas em cada veículo pelos artesãos da Jaguar Classic, nossos clientes mais exigentes poderão desfrutar de uma homenagem única a dois dos maiores carros da história do E-type.”

Conheça cada um dos modelos.

Jaguar E-Type Oulton Blue

Jaguar E-type Outon Blue (Foto: Divulgação/JLR)

O primeiro da dupla homenageia o cupê Indigo Blue E-type de Graham Hill. Com acabamento em Oulton Blue – inspirado na cor original do ECD 400 – apresenta capô preto e uma gama de detalhes exteriores que prestam homenagem ao veículo de Hill.

Os redondos no capô e na porta têm acabamento na cor branca, com detalhe frontal combinando na parte interna da entrada de ar dianteira. O veículo também possui para-choques dianteiros e traseiros cromados, rodas especiais e o logotipo da Jaguar Heritage.

Para garantir um visual de época ao veículo, inspirado no modelo de 1961, um volante de madeira de faia é acompanhado por outras características iniciais do tipo E, incluindo persianas soldadas no capô e travas externas do capô com chave com trava. As travas externas do capô apresentam logotipos ZP específicos e são unidas por uma pulseira de retenção do capô de couro.

O interior apresenta uma especificação única e autêntica, com acabamento em couro vermelho.  O conjunto de melhorias adicionais inclui toques em dourado, feitos em parceria mais uma vez com o mestre artista de gravura Jonny “King Nerd” Dowell. Painéis de arte exclusivos no console central e acabamento em alumínio anodizado com detalhes exclusivos gravados à mão completam o interior.

Jaguar E-Type Cristal Grey

Jaguar E-type Cristal Grey (Foto: Divulgação/JLR)

O segundo veículo homenageia o E-type conduzido à vitória por Roy Salvadori na corrida de Crystal Palace em 1961, após a bem-sucedida estreia do E-type nas corridas em Oulton Park. Inspirado na pintura Pearl Grey do carro original, ele tem acabamento em Crystal Grey, nome retirado da pista em que Salvadori realizou sua primeira vitória com um E-type.

O cupê Crystal Grey tem detalhes externos semelhantes aos da versão Oulton Blue, inspirada no ECD 400A, com emblema da Jaguar em toda a grade. O cupê ostenta os mesmos para-choques cromados, junto com as persianas soldadas do capô e detalhes gráficos laterais exclusivos. Criado em conjunto com especialistas da britânica Vaughtons, no “Jewellery Quarter” de Birmingham, o revestimento externo imita a aparência e o design de adesivos de corrida de época.

Interior do Jaguar E-Type Cristal Grey (Foto: Divulgação/JLR)

Por dentro, o veículo inspirado no BUY 1 apresenta couro Dark Navy Bridge of Weir com acabamento Hardura combinando e volante de madeira Beech, enquanto os detalhes em alumínio do console central são cinza.

Veículos possantes

A motorização dos veículos é baseada na especificação de 3,8 litros Série 1, dos automóveis produzidos entre 1961-1964. O motor 3.8 de 265 cv apresenta um autêntico radiador de liga leve estilo 1961 com ventilador de arrefecimento elétrico e ignição eletrônica para uso diário bem como um sistema de escape em aço inoxidável polido. Ele combina autenticidade original com usabilidade e confiabilidade modernas.

A atualização mecânica mais significativa é a transmissão manual de cinco velocidades especialmente desenvolvida para uma rodagem mais silenciosa e confortável.

Embora cada veículo tenha personalidade e herança únicas, ambos apresentam melhorias adicionais da equipe da Jaguar Classic Works, que incluem o Jaguar Classic Infotainment System com rádio DAB, conectividade Bluetooth e navegação, atendendo aos padrões do século 21.

O design clássico não requereu nenhuma modificação na carroceria ou em qualquer um dos outros componentes. Manter a integridade do veículo é de extrema importância para a equipe da Jaguar Classic, e a caixa de câmbio que eles desenvolveram permitiu que a originalidade da carroceria fosse mantida.

Cada veículo demandou cerca de 2.000 horas de trabalho dos especialistas da Jaguar Classic, passando por um trabalho minucioso, meticuloso e artesanal – o que tornou cada exemplar uma obra de arte.

Os clientes que adquirirem os veículos receberão também uma uma capa feita sob medida para cada carro com logotipo ZP e um macaco com um saco de armazenamento exclusivo, para ser guardado sob o assoalho do porta-malas.

Homenagem autêntica

Cada veículo vem com um capacete de época inspirados nos que foram usados por Hill e Salvadori à época. Os capacetes foram primorosamente trabalhados pelo especialista britânico Bill Vero, da Everoak, que fabrica esses itens desde a década de 1950. As reproduções autênticas e fiéis são uma bela peça de exposição que pode ser ajustada à mão para cada cliente.

Réplicas de capacetes dos pilotos acompanham os carros (Foto: Divulgação/JLR)

Cada capacete é entregue com uma bolsa de armazenamento de couro sob medida criada com o mesmo couro do interior do automóvel e feita pela Jaguar Classic. A bolsa do capacete é complementada por uma bolsa de couro para o manual do veículo, feita com o mesmo couro pela mesma equipe.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile