Novo VW Virtus: o que já sabemos sobre sedã que chega em breve

O Virtus, lançado pela Volkswagen em 2018, passará por uma reestilização. Este novo VW Virtus deve ter mudanças no visual e na motorização.

Em 2017, a Volkswagen anunciou o lançamento da nova geração do Polo aqui no Brasil. Já no ano seguinte, a marca alemã apresentou a versão sedã do modelo: o Virtus. Este carro se destaca por uma série de fatores. Agora, o veículo passará por uma reestilização. Além de um novo visual, o novo VW Virtus deve ter mudanças em sua oferta de motores.

Novo VW Virtus

O novo Virtus vendido no Brasil pode ter detalhes do VW Virtus indiano (Foto: Divulgação/VW)

Tudo sobre o novo VW Virtus, que terá mudanças no visual e no motor

Fabricado em São Bernardo do Campo-SP, o veículo está sendo produzido sobre a plataforma modular MQB-A0. Além disso, desde que foi apresentado há quatro anos, o Virtus vem despontando como um dos principais modelos da categoria dos sedãs compactos. Agora, o modelo passará por mudanças importantes.

VW Virtus indiano (Foto: Divulgação/VW)

O lançamento do novo VW Virtus ocorrer no segundo semestre. Ou seja, na mesma época da apresentação do novo Polo. O carro deve manter suas dimensões. Hoje, o Virtus mede 4.482 mm de comprimento, 1.751 mm de largura e 1.472 mm de altura.

Conforme você acompanhou aqui no Garagem360, o Virtus indiano foi lançado com um visual diferente do modelo vendido aqui. Só que o nosso Virtus deve seguir os passos do carro vendido no país asiático e ficará parecido com o carro que você vê nas fotos. As unidades flagradas recentemente mostram isso.

VW Virtus indiano (Foto: Divulgação/VW)

VW Virtus indiano (Foto: Divulgação/VW)

Boa parte das alterações devem estar localizadas na dianteiro do veículo. A grade frontal, por exemplo, deve ser redesenhada e, de acordo com o site Autos Segredos, deve ter visual exclusivo. Já os faróis também podem ganhar um novo visual. Também contarão com um novo design o capô e a região do para-choque.

Neste último caso, a região pode ganhar uma nova entrada de ar. A versão GTS deve contar com um para-choque no estilo colmeia (assim como a grade superior). Na lateral, o modelo passaria a contar com um novo estilo de rodas.

Enquanto isso, a traseira não receberá mudanças importantes. A versão esportiva ganhará lanternas (em LED) fumê.

interior e equipamentos de série

Novo VW Virtus

VW Virtus indiano (Foto: Divulgação/VW)

Por dentro, o novo VW Virtus não deve passar por grandes alterações. Espera-se que o modelo ganhe detalhes sensíveis ao toque, por exemplo. Além disso, o volante que já é usado no Nivus (e no Virtus indiano) também deve aparecer neste modelo.

Lembrando que alguns itens estão presentes no veículo vendido na Índia e poderiam ser úteis no nosso modelo. Um bom exemplo disso são os airbags de cortina. Podemos dizer o mesmo do teto solar, da frenagem autônoma de emergência (AEB) e do ACC.

A lista de equipamentos é um dos detalhes que deverão ser revelados no dia do lançamento. Lembrando que o nosso Virtus possui um entre-eixos de 2.651 mm. Além de um porta-malas de 521 litros.

Conjunto mecânico

Novo VW Virtus

VW Virtus indiano (Foto: Divulgação/VW)

O novo VW Virtus contará com novidades em sua oferta de motores. Uma delas é a chegada do motor 170 TSI (1.0 Turbo), que já foi utilizado pelo compacto Up. Ainda não se sabe qual será a potência do sistema no sedã compacto. No Up, o propulsor podia gerar 105 cv de potência (101 cv com gasolina) e 16,8 kgfm de torque.

Uma outra novidade é que os clientes poderão escolher entre dois tipos de câmbio: um manual de cinco marchas e um automático de seis velocidades. No quesito consumo, o carro também deve se destacar. Os números do modelo foram divulgados recentemente pelo Inmetro. Veja o que o carro poderá fazer:

Com câmbio manual

  • Cidade: 13,8 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)
  • Estrada: 16,3 km/l (gasolina) e 11,4 km/l (etanol)
  • Consumo energético = 1,44 MJ/Km

Com câmbio automático 

  • Cidade = 12,4 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol)
  • Estrada = 15,6 km/l (gasolina) e 11 km/l (etanol)
  • Consumo energético = 1,57 MJ/km

A família de motores do novo Virtus ainda deve trazer o já conhecido 1.0 TSI (200 TSI), que produz uma potência máxima de 128 cv. Sem falar do 1.4 TSI (250 TSI) de 150 cv. Este deve vir na versão GTS. Bom, o que nos resta é esperar por mais novidades e pelo lançamento oficial.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

ASSISTA AGORA