Novo VW Virtus: o que já sabemos sobre sedã que chega em breve
O Virtus, lançado pela Volkswagen em 2018, passará por uma reestilização. Este novo VW Virtus deve ter mudanças no visual e na motorização.
Em 2017, a Volkswagen anunciou o lançamento da nova geração do Polo aqui no Brasil. Já no ano seguinte, a marca alemã apresentou a versão sedã do modelo: o Virtus. Este carro se destaca por uma série de fatores. Agora, o veículo passará por uma reestilização. Além de um novo visual, o novo VW Virtus deve ter mudanças em sua oferta de motores.
Tudo sobre o novo VW Virtus, que terá mudanças no visual e no motor
Fabricado em São Bernardo do Campo-SP, o veículo está sendo produzido sobre a plataforma modular MQB-A0. Além disso, desde que foi apresentado há quatro anos, o Virtus vem despontando como um dos principais modelos da categoria dos sedãs compactos. Agora, o modelo passará por mudanças importantes.
O lançamento do novo VW Virtus ocorrer no segundo semestre. Ou seja, na mesma época da apresentação do novo Polo. O carro deve manter suas dimensões. Hoje, o Virtus mede 4.482 mm de comprimento, 1.751 mm de largura e 1.472 mm de altura.
Conforme você acompanhou aqui no Garagem360, o Virtus indiano foi lançado com um visual diferente do modelo vendido aqui. Só que o nosso Virtus deve seguir os passos do carro vendido no país asiático e ficará parecido com o carro que você vê nas fotos. As unidades flagradas recentemente mostram isso.
Boa parte das alterações devem estar localizadas na dianteiro do veículo. A grade frontal, por exemplo, deve ser redesenhada e, de acordo com o site Autos Segredos, deve ter visual exclusivo. Já os faróis também podem ganhar um novo visual. Também contarão com um novo design o capô e a região do para-choque.
Neste último caso, a região pode ganhar uma nova entrada de ar. A versão GTS deve contar com um para-choque no estilo colmeia (assim como a grade superior). Na lateral, o modelo passaria a contar com um novo estilo de rodas.
Enquanto isso, a traseira não receberá mudanças importantes. A versão esportiva ganhará lanternas (em LED) fumê.
interior e equipamentos de série
Por dentro, o novo VW Virtus não deve passar por grandes alterações. Espera-se que o modelo ganhe detalhes sensíveis ao toque, por exemplo. Além disso, o volante que já é usado no Nivus (e no Virtus indiano) também deve aparecer neste modelo.
Lembrando que alguns itens estão presentes no veículo vendido na Índia e poderiam ser úteis no nosso modelo. Um bom exemplo disso são os airbags de cortina. Podemos dizer o mesmo do teto solar, da frenagem autônoma de emergência (AEB) e do ACC.
A lista de equipamentos é um dos detalhes que deverão ser revelados no dia do lançamento. Lembrando que o nosso Virtus possui um entre-eixos de 2.651 mm. Além de um porta-malas de 521 litros.
Conjunto mecânico
O novo VW Virtus contará com novidades em sua oferta de motores. Uma delas é a chegada do motor 170 TSI (1.0 Turbo), que já foi utilizado pelo compacto Up. Ainda não se sabe qual será a potência do sistema no sedã compacto. No Up, o propulsor podia gerar 105 cv de potência (101 cv com gasolina) e 16,8 kgfm de torque.
Uma outra novidade é que os clientes poderão escolher entre dois tipos de câmbio: um manual de cinco marchas e um automático de seis velocidades. No quesito consumo, o carro também deve se destacar. Os números do modelo foram divulgados recentemente pelo Inmetro. Veja o que o carro poderá fazer:
Com câmbio manual
- Cidade: 13,8 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol)
- Estrada: 16,3 km/l (gasolina) e 11,4 km/l (etanol)
- Consumo energético = 1,44 MJ/Km
Com câmbio automático
- Cidade = 12,4 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol)
- Estrada = 15,6 km/l (gasolina) e 11 km/l (etanol)
- Consumo energético = 1,57 MJ/km
A família de motores do novo Virtus ainda deve trazer o já conhecido 1.0 TSI (200 TSI), que produz uma potência máxima de 128 cv. Sem falar do 1.4 TSI (250 TSI) de 150 cv. Este deve vir na versão GTS. Bom, o que nos resta é esperar por mais novidades e pelo lançamento oficial.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.