Novo Volvo EX90 promete autonomia de 600 km, muita segurança e tecnologia

A Volvo está lançando seu mais recente modelo: o Volvo EX90. Este veículo já está sendo distribuído para diversos mercados e promete uma autonomia de até 600 km

A Volvo está lançando seu mais recente modelo: o Volvo EX90. Este veículo já está sendo distribuído para diversos mercados e promete uma autonomia de até 600 km.

Volvo EX90 já está sendo distribuído

O Volvo EX90 totalmente elétrico está pronto: o primeiro lote do SUV topo de linha da montadora sueca está sendo enviado para os revendedores da marca nos Estados Unidos e na Europa.

Os primeiros clientes receberão seus veículos antes do final de setembro. De acordo com a Volvo, novas remessas serão enviadas, incluindo para mais mercados, entre o quarto trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025.

A produção do EX90 começou no início deste ano na fábrica localizada em Charleston, na Carolina do Sul, EUA, que tem a capacidade de fabricar até 150.000 carros por ano.

 

(Foto: Divulgação/Volvo)

Tecnologia aliada a segurança

O EX90 é o novo carro-chefe da Volvo Cars e estabelece novos padrões para a empresa em termos de segurança, sustentabilidade e tecnologia centrada no ser humano, que torna a vida das pessoas mais fácil e agradável.

O CEO da Volvo, Jim Rowan, colocou o EX90 à prova nas últimas semanas. Juntamente com colegas, ele fez uma viagem de carro pelo Estados Unidos – da fábrica de Charleston, na Carolina do Sul, até a Califórnia.

“Com base nesta viagem, posso afirmar com confiança que o EX90 é o melhor carro que já fabricamos”, diz Jim Rowan. “Após dirigir por 950 quilômetros através de três estados dos EUA, em diversas condições e tipos de estrada, só tenho memórias positivas. O carregamento, a dirigibilidade, o conforto ao dirigir, o silêncio da cabine e o sistema de som épico, a confiabilidade, a tecnologia e a sensação da interface – nunca dirigi um Volvo como este. O EX90 marca o início de uma nova era para a Volvo Cars, e ela começa agora.”

(Foto: Divulgação/Volvo)

O EX90 também representa uma mudança de paradigma para a empresa como o primeiro carro da Volvo movido por um sistema central. O computador de inteligência artificial no carro é baseado na plataforma NVIDIA DRIVE.

Este sistema central funciona de forma integrada para gerenciar as principais funções dentro do carro, desde segurança e entretenimento até gestão da bateria. O resultado é uma experiência de condução mais responsiva e conveniente.

Conectado com o Google, o EX90 é equipado com uma série de sensores, incluindo radares, câmeras e com a tecnologia lidar, que examina continuamente o ambiente na frente do carro, permitindo uma estimativa exata, e de alta precisão, quanto à forma e tamanho dos objetos no entendimento tridimensional do espaço ao redor.

A coleta de dados dos sensores, juntamente com uma conexão 5G sempre ativa e atualizações de software regulares via over-the-air, permite melhorar as características do carro e expandir suas funcionalidades com o tempo.

“O Volvo EX90 representa nosso futuro como fabricante totalmente elétrico, com carros que continuamente melhoram com o tempo graças à computação central e atualizações de software”, afirma Jim Rowan. “É um testemunho das nossas capacidades de engenharia global e reafirma nossa posição como líder na mudança tecnológica em andamento na indústria automotiva.”

 

(Foto: Divulgação/Volvo)

Autonomia de até 600 km

Outro ponto forte do modelo é sua autonomia. De acordo com divulgação da Volvo, o novo elétrico da marca tem autonomia de até 600 km com uma bateria de 111 kWh.

O modelo deve chegar ao mercado automotivo com dois motores elétricos, que juntos vão gerar 517 cv de potência e 92,8 kgfm de torque.

Por enquanto, o Volvo EX90 está previsto para chegar no Brasil somente em 2025. O valor do elétrico da montadora sueca deve ser de R$ 800 mil, aproximadamente.

O veículo da volvo deve chegar ao Brasil com diversos equipamentos em destaque, como:

  • Central multimídia com tela touchscreen de 14,5 polegadas com Apple CarPlay
  • Painel de instrumentos digital com tela de 9 polegadas
  • Acabamento interior com material Nórdico composto por garrafas recicladas de tereftalato de polietileno (PET), materiais bio atribuídos e tecidos de rolhas de vinho recicladas
  • Sete lugares
  • Faróis de led
(Foto: Divulgação/Volvo)

 

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile