Novo Volkswagen Tiguan é flagrado em São Paulo
Novo Volkswagen Tiguan é flagrado em São Paulo! Descubra os detalhes do SUV, compare com o T-Roc e veja as novidades de design e tecnologia que vêm por aí.
Um SUV da Volkswagen com camuflagem rodando pelas estradas de São José dos Campos, em São Paulo, acendeu a curiosidade dos entusiastas automotivos. Inicialmente, o perfil @placaverde gerou especulações sobre um possível T-Roc, a versão SUV da plataforma do Golf. No entanto, tudo indica que estamos diante do primeiro flagra do novo VW Tiguan no Brasil!
Por Que É o VW Tiguan e Não o T-Roc?
Apesar da camuflagem, alguns detalhes cruciais entregam a verdadeira identidade do SUV. O primeiro deles é o posicionamento da placa na tampa traseira. Tanto o Tayron (que substituiu o Tiguan Allspace como opção maior da VW) quanto o Tiguan mexicano (importado para o Brasil desde 2018 e já comercializado nos EUA e Canadá) possuem a placa nesse local.
No T-Roc, por outro lado, a placa é posicionada no tampão.
Outro ponto que desfavorece a teoria do T-Roc é o caimento da tampa traseira, que no modelo flagrado é menos acentuado, mantendo o visual mais tradicional que sempre marcou o Tiguan. Além disso, o tamanho é um fator determinante: o T-Roc é consideravelmente menor que o SUV médio-grande flagrado.
Para ilustrar a diferença de proporções:
- Volkswagen Tiguan (atual geração mexicana): 4,77 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e entre-eixos de 2,79 m. O porta-malas tem capacidade de 850 a 2.090 litros, dependendo da configuração de 5 ou 7 lugares.
- Volkswagen T-Roc: 4,23 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, 2,59 metros de distância entre-eixos e 1,54 metros de altura. O porta-malas tem capacidade para 445 litros, podendo chegar a 1.290 litros com os bancos traseiros rebatidos.
As dimensões do veículo camuflado se alinham muito mais com as do Tiguan, reforçando a convicção de que se trata da nova geração.
Como Será o Novo Tiguan?
O novo Tiguan adota a nova linguagem visual da Volkswagen, que já começou a ser vista em outros modelos da marca. Prepare-se para:
- Dianteira imponente: Uma grade dianteira inferior mais pronunciada, conferindo um ar mais robusto ao SUV.
- Conjunto óptico moderno: Faróis com a grade superior e o emblema iluminados, uma tendência que adiciona sofisticação ao design.
- Traseira conectada: Lanternas em LED que percorrem toda a tampa do porta-malas, e o icônico emblema da Volkswagen que também se ilumina em vermelho, criando um efeito visual marcante.
Por dentro, o novo Tiguan promete um salto em tecnologia e conforto:
- Central multimídia flutuante: Em posição elevada, poderá ter opções de 12,9″ ou 15″, dependendo da configuração.
- Painel de instrumentos digital: Com 10,25″, oferece todas as informações essenciais ao motorista de forma clara e moderna.
- Túnel central funcional: Espaço para duas placas de carregamento por indução e dois carregadores USB-C. Um destaque é o rotor multifuncional, que além de controlar o volume, permite ajustar os modos de condução e as atmosferas do veículo, alterando a iluminação ambiente (com 10 ou 30 cores, conforme a versão).
Motorização: Potência e Opções para Diferentes Mercados
A motorização do novo Tiguan pode variar conforme o mercado. No México, de onde o modelo é importado para o Brasil, ele pode ser oferecido com motores a combustão.
Nos Estados Unidos, por exemplo, é equipado com um 2.0 turbo a gasolina de 204 cv, acoplado a um câmbio automático de 8 velocidades, com opções de tração dianteira ou integral. Para o mercado mexicano, o modelo também pode trazer o eficiente motor 1.4 flex de 150 cv, o que seria uma ótima notícia para o Brasil, caso essa configuração chegue por aqui.
Curtiu a novidade e está ansioso para ver o novo Tiguan de perto? Deixe seu comentário abaixo e conte pra gente o que você achou desse flagra exclusivo!
Leia também: Volkswagen Tiguan e Taos deverão ter versão híbrida
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.