Novo trem permitirá viagem entre São Paulo e Campinas em 1 hora 

O governo de São Paulo apresentou o novo edital do novo trem que fará a viagem entre São Paulo e Campinas em apenas uma hora.

O governo do Estado de São Paulo apresentou neste sábado (7), em Campinas, o novo edital do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte.

A proposta mantém o cronograma de entrega do empreendimento e permite um projeto ainda mais atrativo com uma tarifa mais justa ao usuário do novo trem, que fará a viagem entre São Paulo e Campinas em apenas uma hora.

Veja detalhes sobre o trem que fará viagens entre São Paulo e Campinas em apenas uma hora

Novo trem tornará as viagens entre São Paulo e Campinas mais rápidas (Imagem: Divulgação/CPTM)

O projeto do governo paulista prevê investimentos de R$ 13,5 bilhões. O leilão de concessão há tem data marcada, devendo ser realizado  no dia 29 de fevereiro de 2024.

O Trem Intercidades vai oferecer conforto, velocidade, fomentar a economia local e descomprimir o intenso movimento do sistema Anhanguera-Bandeirantes. Esse é um importante primeiro passo para outros trechos que pretendemos fazer em diferentes regiões do Estado”, resume o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Além da ligação, por linha férrea, entre as duas cidades, o projeto também prevê a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Campinas e Jundiaí e a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A ligação entre São Paulo e Campinas terá cerca de 100 quilômetros de trajeto, oferecendo um serviço expresso entre a Estação Barra Funda e Campinas, com parada em Jundiaí. A viagem terá duração de 64 minutos, com 15 trens executando a operação.

Tarifa competitiva

A tarifa média anual do serviço expresso será de até R$ 50 – montante estabelecido no edital do TIC. O valor máximo da tarifa estabelecida no edital é de R$ 64.

Como comparação, a tarifa de ônibus convencional entre as duas cidades hoje é de R$ 48,75, e o trajeto é feito em uma hora e meia – a partir do Terminal Rodoviário Tietê.

Uma das novidades do edital é que o Estado garantirá 90% da receita estimada para o funcionamento do serviço expresso. Caso a arrecadação com as tarifas supere em 10% o total previsto, o lucro será igualmente repartido entre o Estado e o operador privado. 

Segundo o governo paulista, esses aprimoramentos irão garantir uma receita mínima para a operação do TIC, além de tornar o modal mais competitivo e com preço justo para o usuário.

Dentro do projeto há ainda o TIM, com cinco estações: Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. A linha irá operar com sete trens e o percurso será de 44 km, com previsão de deslocamento de 33 minutos.

A parceria público-privada (PPP) também prevê a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com operação entre as estações Barra Funda e Jundiaí.

São 57 km, com 17 estações e 61 minutos de viagem. Além disso, 30 trens que fazem esse trajeto serão transferidos ao futuro concessionário.

O governador Tarcísio de Freitas apresentou, em Campinas, o edital do novo trem (Foto: Elaine Alves/Governo do Estado de SP)

O valor máximo da tarifa do TIM será de R$ 14,05. Já o bilhete da Linha 7-Rubi seguirá a tarifa pública, atualmente de R$ 4,40.

O empreendimento irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando, segundo as estimativas do governo, mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.

O novo edital também prevê maior aporte do Estado no TIC Eixo Norte, de R$ 8,5 bilhões – cerca de 75% do total do projeto.

Anteriormente, o valor era de R$ 6 bilhões. Parte dos recursos serão oriundos de empréstimo de R$ 6,4 bilhões firmado entre o Governo de SP e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Por outro lado, o valor de contraprestação a ser pago pelo governo estadual caiu de R$ 400 milhões para cerca de R$ 250 milhões ao longo dos 30 anos da concessão.

As regras do leilão

Poderão participar do leilão sociedades e demais pessoas jurídicas, entidades brasileiras ou estrangeiras, isoladamente ou reunidas em consórcio, cuja natureza e objeto sejam compatíveis com a participação na licitação.

O participante deve atender plenamente todos os termos e condições do edital.

O primeiro critério de julgamento será o maior desconto sobre a contraprestação pecuniária máxima. O vencedor será o que apresentar a maior redução de pagamento, pelo Estado, pela prestação dos serviços.

Caso seja ofertado desconto igual por mais de um licitante, o pregão será definido pelo segundo critério, que é o de maior redução do aporte do Estado no projeto.

Veja também: Salvador inaugura o maior terminal público de recarga para ônibus elétricos

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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