Novo Toyota Yaris passa pelo Oriente médio antes de chegar no Brasil
Novo Toyota Yaris, tão esperado no Brasil, terá outra região de estreia antes de chegar por aqui. O Oriente Médio receberá o veículo.
O Novo Toyota Yaris é a quarta geração do Yaris, o compacto da montadora japonesa fabricado desde 1999. Com nome derivado de “Charis” forma singular de Charites, deusas do charme e da beleza, o carro é aguardado no Brasil, mas antes disso outra região será agraciada com sua chegada.
Com fabricação na Tailândia, o Yaris é um grande ativo da Toyota que planeja expansão global do veículo começando pelo Sudeste Asiático e Oriente Médio. O sedã chegará ao Catar e à Arábia Saudita com preço de US$15.600 e US$16.600, respectivamente.
Aspectos técnicos do Novo Toyota Yaris
O Novo Yaris será equipado com motor 1NR-VE 1.3 litro para a região dos árabes. O veículo traz potência de 97 cavalos e apenas transmissão CVT. Ainda há a opção do do motor 2NR- VE 1.5 de 105 cavalos de potência. Com dois propulsores, essa versão, pode ainda ter 95 cavalos e 103 cavalos, respectivamente.
A plataforma GA-B (DNGA) é a base do Toyota Yaris, sendo uma variante de mais barata da GA-B (TNGA), presentes na versão japonesa e francesa do carro, esta desenvolvida pela Daihatsu responsável por mercados em crescimento.
O Novo Toyota Yaris terá incluso cluster digital e multimídia com telas de 7 a 9 polegadas. Em matéria de segurança, o sedã conta com seis airbags, ou dependendo da versão, airbag duplo.
Com câmera de ré, sedã compacto da Toyota conta também com o pacote ADAS que possui aviso de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa e aviso de saída de faixa, entre outros. O carro ainda tem ar condicionado automático ou manual,
Além das versões a gasolina, o Novo Yaris possui uma versão híbrida com motor 1.5 HSD com 92 cavalos de potência, reduzindo significativamente o consumo de combustível.
Com 1,740 m de largura, 4,425 m de comprimento, 1,480 m de altura e 2,620 m de entre-eixos, o Yaris vem possui faróis de luzes diurnas, faróis padrão e lanternas 100% em LED, além de rodas de liga leve.
Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.