Novo Toyota Yaris chega em janeiro; veja detalhes

A Toyota apresentou algumas novidades durante o ano de 2021. O lançamento do Corolla Cross foi uma delas. Sem falar das novas versões do SW4. E parece que ela fará mais alterações em sua gama durante o próximo ano. Em janeiro, por exemplo, será lançado o novo Toyota Yaris. Tanto o modelo hatch quanto o sedã passarão por mudanças. Mas qual será o futuro deles? Saiba mais!

Novo Toyota Yaris
Toyota Yaris vendido no México (Foto: Divulgação/México)

Novo Toyota Yaris será lançado no dia 13 de janeiro

A informação é do portal Webmotors. De acordo com ele, ambos os modelos serão apresentados oficialmente no dia 13 de janeiro. Esta será a primeira reestilização da linha Yaris desde a chegada do modelo em 2018. Estes modelos possuem um bom volumes de vendas. De acordo com a Fenabrave, o modelo hatch teve 19.588 unidades vendidas até o mês passado. Enquanto isso, 11.628 unidades do sedã ganharam novos donos.

Novo Toyota Yaris
Toyota Yaris vendido no México (Foto: Divulgação/México)
Toyota Yaris vendido no México (Foto: Divulgação/México)

E agora ambos passarão por mudanças. Este novo Toyota Yaris deve ficar parecido ao modelo que está sendo vendido em alguns mercados asiáticos (como a Tailândia) desde agosto de 2020. Além do mexicano. A patente deste novo carro já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), inclusive. As principais novidades estarão na parte dianteira. Primeiramente, os faróis irão ganhar um novo desenho.

Eles ficarão mais próximos a grade dianteira (comparado ao modelo atual). Outra mudança importante será na parte inferior do veículo. A entrada de ar localizada na região do para-choque irá passar a ter um desenho mais trapezoidal. Lembrando que esta entrada de ar terá um formato de colmeia no hatch e formato horizontal no Yaris Sedan.

Toyota Yaris vendido no México (Foto: Divulgação/México)
Novo Toyota Yaris
(Foto: Divulgação/México)

Os nichos dos faróis de neblinas e as lanternas traseiras também sofrerá alterações. Por dentro, o carro mudará pouco. Dentre as mudanças, destaque para um novo revestimento na região das portas e do painel. Os bancos também serão novos e o acabamento bicolor (apenas em versões mais completas). Além disso, de acordo com o site Autos Segredos, o sistema multimídia Toyota Play+ passará por uma atualização. Enquanto isso, o painel de instrumentos será parcialmente eletrônico.

Segurança e motorização

Toyota Yaris vendido na Ásia (Foto: Divulgação/México)

Um dos pontos em que a fabricante deve mexer no novo Toyota Yaris é a segurança. No mês de outubro, o modelo tirou apenas uma estrela no teste de segurança do Latin NCAP. Agora, o modelo deve ganhar novos equipamentos. Dentre eles, destaque para os novos airbags (fala-se que o carro terá sete airbags) e reforços na estrutura dos veículos.

O alerta de ponto cego, o sistema de monitoramento de faixa e a sistema de frenagem autônoma de emergência também podem chegar. Agora, pensando na motorização, o carro virá apenas com o motor 1.5 16V Flex, que pode gerar uma potência de 115 cv. A transmissão ainda será uma automática do tipo CVT (sete marchas simuladas). Mudanças serão feitas para o carro ficar de acordo com o Proconve L7.

Lembrando que o carro vendido aqui ainda é modelo de terceira geração. Na Europa, o modelo já foi atualizado. Ainda não há informações oficiais que um novo Toyota Yaris seja lançado mais para frente. A Toyota já anunciou que pode lançar um compacto com o sistema elétrico-híbrido. No entanto, existe a expectativa que tanto o Yaris Cross quanto o Toyota Raize sejam lançados entre 2023 e 2025. Bom, vamos esperar por mais notícias sobre o assunto.

Com informações de Webmotors

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar