Novo Toyota Prius 2023 surpreende no visual e amplia potência em 83%
O Toyota Prius 2023 acaba de ser revelado e é a quinta geração do híbrido da marca de origem japonesa; confira as mudanças do modelo
Um dos veículos que iniciou a era da eletrificação agora chega à quinta geração. O Toyota Prius 2023 foi apresentado no mercado europeu com novo design. No entanto, o grande destaque vai para a nova potência da motorização híbrida, que cresceu 83% e agora chega a 223 cv.
Toyota Prius 2023 agora tem motorização híbrida de até 223 cv
A montadora japonesa é uma das marcas que há tempos desenvolve novas tecnologias para aprimorar a categoria de eletrificados. Em seu portfólio, o híbrido Toyota Prius foi o modelo que abriu caminho para outros eletrificados quando foi lançado, em 1997.
Agora, o Prius chega à quinta geração no mercado europeu com a nova linha 2023. Conforme anunciado pela Toyota, o carro estará disponível na primavera do próximo ano, período que compreende os meses de março a junho, no hemisfério norte.
Sem dúvidas, o grande destaque da nova linha fica para o aprimoramento mais do que significativo de potência. O motor TNGA 2.0 produz 148 cv e atua em conjunto com um novo motor dianteiro que rende mais 160 cv (120 kW). Juntos, eles entregam ao veículo uma potência total de 223 cv (164 kW). Para método de comparação, a geração anterior do Prius rendia 122 cv de potência combinada (90 kW).
Outra melhoria que faz parte da nova geração do híbrido da Toyota é a autonomia, que foi aumentada em 50% no modo 100% elétrico. O melhor alcance se dá graças ao novo conjunto de baterias de íons de lítio, de 13,6 kWh de capacidade.
Novo design do Prius 2023
O carro também ganhou novo design. O Toyota Prius de quinta geração agora adota um visual mais minimalista, onde o uso de linhas e formas desnecessárias foram descartadas.
Uma nova silhueta mais inclinada é responsável por diminuir a altura total em 50 mm, algo que contrasta com o novo entre-eixos 50 mm mais longo e com o comprimento 46 mm mais curto. O modelo também ficou 22 mm mais largo. As novas rodas têm até 19 polegadas de diâmetro.
O interior preto é dividido em três zonas, de acordo com o estilo “arquitetura da ilha” proposto pela Toyota: arredores, módulo do motorista e painel de instrumentos flutuante.
Tanto para o motorista quanto para os passageiros, os ambientes são espaçosos e construídos com materiais de melhor qualidade, segundo a marca.
O módulo do motorista é baseado em uma tela TFT de 7” que fica diretamente no campo de visão, aumentando a segurança ao manter os olhos do condutor na estrada.
Ele combina uma tela central discreta e mais baixa e controles finos do ar-condicionado, enquanto a iluminação do painel de instrumentos está ligada às notificações do Toyota Safety Sense e expressa alertas por meio de mudanças de cor.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.