Novo SUV elétrico que carrega em menos de 30 min tem estreia oficial

Você se lembra da Smart? Sim, aquela empresa que tinha o simpático Fortwo como seu primeiro carro. A empresa anunciou oficialmente o lançamento de seu novo SUV elétrico. Estamos falando do Smart #1. Este é o primeiro veículo da nova fase da marca e aposta em um visual bastante ousado. Outro destaque é a autonomia de 440 km.

Novo SUV elétrico
Este é o Smart #1, que deve chegar às lojas em breve (Foto: Divulgação/Smart)

Saiba mais sobre o #1, o novo SUV elétrico da Smart

Sua apresentação oficial aconteceu na última quinta-feira (07/04), na cidade Berlim (Alemanha). E este carro é bastante especial para a empresa. Afinal, este lançamento está marcando o início de uma nova fase para ela. Sem falar que ele se tornou o primeiro SUV a ser lançado pela Smart, que virou uma joint-venture da Mercedes-Benz com a chinesa Geely.

Smart #1 (Foto: Divulgação/Smart)

Além disso, espera-se que ele seja o primeiro de uma família de carros elétricos. Este novo SUV elétrico da Smart chegará para completar a linha de veículos 100% elétricos da fabricante. Hoje, ela ainda possui o Fortwo EQ. O novo veículo teve alguns de seus detalhes apresentados após ser flagrado em testes.

VEJA TAMBÉM

Mas o #1 lembra muito pouco o pequeno veículo. O Smart #1 será fabricado sobre a plataforma SEA. De acordo com sua montadora, o carro irá medir 4.270 mm de comprimento, 1.822 mm de largura e 1.636 mm de altura.

Este SUV possui um design bastante futurístico e ousado. Na dianteira, ele traz faróis em LED. Perceba que uma das pontas deles estão interligadas por uma barra na cor preta. Ela também é iluminada. Acima está o logotipo da marca.

Smart #1 (Foto: Divulgação/Smart)
Smart #1 (Foto: Divulgação/Smart)

Há ainda uma grade na região inferior da dianteira. Este carro está calçado com rodas de 19 polegadas (pneus 235/45 R19). É possível perceber ainda que as portas não possuem molduras, as maçanetas retráteis e o teto panorâmico. A traseira traz lanternas que estão ligadas por uma barra iluminada. Esta corta uma parte da tampa do porta-malas.

Interior

Novo SUV elétrico
Smart #1 (Foto: Divulgação/Smart)

Agora iremos falar do lado interno do novo SUV elétrico da Smart. A empresa informa que o modelo terá uma distância entre-eixos de 2.750 mm. Já o porta-malas fica entre 273 e 411 litros. Assim como o design externo, o desenho do painel mostra linhas bastante modernas. O console central lembra um pouco carros da própria Mercedes-Benz.

Equipamentos tecnológicos também se fazem presentes neste carro. Ao centro, você pode perceber que ele virá com uma central multimídia de 12,8 polegadas. Um ponto que vale ser mencionado é que o motorista e o passageiro dianteiro poderão ajustar o clima, o som, o sistema de luz interna e entre outros.

Smart#1 (Foto: Divulgação/Smart)

Lembrando ainda que ela ainda terá um avatar de inteligência artificial. Neste caso, será possível usar os comandos de voz para controlá-lo. O veículo ainda com atualizações remotas (over-the-air). Ainda falando de tecnologia, o #1 traz ainda um painel de instrumentos digital de 9,2 polegadas.

Sem falar do sistema Head-up Display de 10 polegadas. Pensando em segurança, o modelo virá com sete airbags. O pacote ainda traz controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (com Stop & Go), sistema ativo de mudança de faixa, assistente de ponto cego, assistente de condução em rodovias e engarrafamentos, Park Assist e entre outros.

Conjunto mecânico

Novo SUV elétrico
Smart #1 (Foto: Divulgação/Smart)

O Smart #1 é o mais novo SUV elétrico do mercado. Ele traz um motor qe gera uma potência de 272 cv (200 kW) e um torque máximo de 343 NM. De acordo com a montadora, ele pode atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. O conjunto mecânico ainda conta com tração nas rodas traseiras.

O motor é alimentado por bateria NCM, que tem capacidade de 66 kWh. A sua autonomia máxima fica entre 420 km e 440 km (ciclo WLTP). Na hora de recarregar o veículo, o proprietário pode usar um carregador de corrente alternada (CA até 22 kW) ou de corrente direta (CC de 150 kW).

Na primeira opção, a carga do carro irá sair de 10% para 80% em menos de 3 horas. Enquanto isso, usando uma corrente de 150 kW, a carga atingirá os 80% em menos de meia hora (saindo de 10%).

O dono também poderá usar um Wallbox. A Smart informa que o #1 está em processo de homologação na União Europeia. Este deve ser finalizado no segundo semestre do ano.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar