Novo SUV da Mitsubishi é baseado no Renault Scenic
Novo SUV da Mitsubishi é baseado no Renault Scenic. Veja quais as semelhanças, onde será produzido, entre outras informações do lançamento.
A Mitsubishi está preparando um lançamento estratégico no mercado europeu, apostando na eletrificação e em sua colaboração profunda com a Renault. O novo SUV da Mitsubishi será uma versão elétrica do Eclipse Cross e terá como base o recém-lançado Renault Scenic E-Tech Electric.
Novo SUV da Mitsubishi é baseado no Renault Scenic
O novo Mitsubishi Eclipse Cross elétrico será produzido na fábrica francesa de Douai, com previsão de estreia mundial em setembro e início de vendas a partir do final deste ano.
A sinergia entre as marcas do grupo Renault-Nissan-Mitsubish será fundamental para o rápido lançamento. A parceria visa otimizar custos e acelerar o desenvolvimento de novos modelos, especialmente no segmento de elétricos, que cresce exponencialmente na Europa, mas ainda conta com a “ameaça” das montadoras chinesas.
O modelo não será o primeiro, nem o único, da marca japonesa a ser baseado em um projeto da Renault. Essa estratégia se mostrou eficaz com o Mitsubishi Colt, uma versão do popular Clio e o ASX europeu (diferente do ASX que saiu de linha no Brasil), que compartilha a mesma plataforma com o Renault Captur.

Além do Eclipse Cross elétrico, a montadora também prepara o lançamento do Grands, que será um “gêmeo” de outro SUV, o Renault Symbioz híbrido, com apresentação prevista para julho e comercialização a partir do segundo semestre de 2025.
Atualmente, os únicos modelos “reais” da Mitsubishi, ou seja, desenvolvidos inteiramente por ela e vendidos na Europa, são o Outlander e o Space Star, que está nos seus dias finais no continente.
O Renault Scenic E-Tech
O Renault Scenic E-Tech é um SUV construído sobre a plataforma AmpR Medium (antiga CMF-EV), desenvolvida especificamente para veículos elétricos. Essa plataforma oferece flexibilidade e eficiência, permitindo diferentes configurações de motorização e bateria.

O modelo conta com um visual moderno e aerodinâmico, com um interior espaçoso e modular, seguindo a tradição do Scenic em otimização de espaço. Mas é seu apelo sustentável seu principal diferencial. Segundo a Renault, é produzido com até 90% de materiais reciclados no interior e 24% na carroceria.
Oferece duas opções de motor: 170 cv e 220 cv, e duas opções de bateria, com autonomia de 420 km (ciclo WLTP) ou 625 km (ciclo WLTP).
Eai, o que achou dessa sinergia entre as duas montadoras? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
sport/
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.